0
0
0
s2sdefault

Os registros foram os mais diversos: 21 acidentes, 42 casos de estacionamentos irregulares, seis veículos parados na Zona Azul de forma inadequada, dois registros de animais na pista e um veículo abandonado. 

 

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador, inaugurado na quinta-feira (01) pelo prefeito ACM Neto, já registrou um total 72 ocorrências nos diversos pontos monitorados pelo novo sistema até o final da tarde de sexta-feira (02). Os registros foram os mais diversos: 21 acidentes, 42 casos de estacionamentos irregulares, seis veículos parados na Zona Azul de forma inadequada, dois registros de animais na pista e um veículo abandonado. 

“Assim que o problema é identificado, é acionada a viatura ou o agente mais próximo que se torna um ponto fixo do NOA e por onde todas as informações são passadas”, explica a assessora de tecnologia da Transalvador, Patrícia Franco. Além dessas ocorrências, outras chamaram a atenção da equipe de técnicos. Na Avenida ACM, proximidades do Shopping da Bahia, um caminhão prestava um serviço de pintura de meio-fio, o que poderia ocasionar um congestionamento na via. Porém, graças ao monitoramento em tempo real, uma equipe chegou ao local e organizou o trânsito. 

Outro caso parecido aconteceu na Rua do Salete, nos Barris, onde um caminhão de grande porte tentava trafegar na pista, mas suas dimensões não permitiriam que que o tráfego fluísse normalmente. Rapidamente, agentes da Transalvador chegaram ao local e orientaram o motorista a sair da via, em marcha ré, para evitar um engarrafamento. 

De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o intuito do programa é evitar possíveis ocorrências. “Na prática, otimizaremos os recursos porque atuaremos de maneira mais eficaz. Com dados mais consistentes, agiremos com inteligência nos antecipando ao problema”, afirma o superintendente. 

O NOA já vinha sendo construído há dois anos e meio, com a colaboração dos técnicos do órgão. Todo o processo de monitoramento é feito por meio de sistemas, informações georreferenciadas, câmeras de monitoramento, comunicação rápida e eficiente via rádio e internet 4G, utilizando mão de obra qualificada. Cinquenta colaboradores se revezam no trabalho realizado no NOA durante 24 horas. A parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) garantiu, até o momento, 169 câmeras espalhadas pelas vias com maior fluxo de tráfego e que são monitoradas pelo NOA.  

O novo núcleo possibilita o registro e mensuração, com cruzamento de dados, de todas as ocorrências de trânsito como acidentes e infrações, produzindo gráficos, painéis e indicadores, construindo cenários e expectativas que irão subsidiar o planejamento da autarquia daqui em diante. O NOA também conduz a Transalvador na seleção dos pontos da cidade em que as ações são mais necessárias, a melhor forma de atuação da autarquia, indicando a quantidade de agentes e recursos que devem ser alocados.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...