A Prefeitura de Salvador entregou na manhã deste sábado (27) o novo Campo do Areal, localizado na Rua Clóvis de Almeida Maia, na Ribeira. O equipamento foi completamente requalificado, ganhando gramado sintético e diversas melhorias estruturais para realização de partidas de futebol, torneios locais e projetos com crianças e adolescentes. A obra foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Junior Magalhães, tendo investimento de quase R$ 900 mil.

“São 43 campos com grama sintética entregues nos últimos três anos, e a requalificação feita aqui no Areal era um desejo antigo dos moradores. A gente sabe da importância do esporte na vida dos nossos jovens, ajudando no enfrentamento ao crime, às drogas e à marginalidade. Agora, as crianças terão muito mais condições de desenvolver o futebol como prática profissional. Daqui sairão muitos talentos”, disse o prefeito.

A obra no Campo do Areal envolveu reconstrução de mureta, instalação de novos alambrados, redes e traves, além da implantação de grama sintética em substituição ao piso de barro que existia. O espaço também ganhou um sistema de iluminação mais moderno e eficiente, com 26 projetores em LED e 12 luminárias. A ação foi realizada pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), dentro do projeto “Clareou, é Gol”, após um investimento de R$ 182 mil.

Até o final do ano, a capital baiana chegará a 100 campos com grama sintética inaugurados pela Prefeitura. “Investir no esporte significa investir em disciplina, em redução da evasão escolar, saúde, inclusão social e redução da criminalidade, entre outros benefícios. Com esses investimentos alcançamos, sobretudo, crianças e adolescentes que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza”, frisou Júnior Magalhães, titular da Sempre.

Morador da comunidade do Areal, Marcos Trindade, 66 anos, é responsável pela realização de um tradicional baba na comunidade existente há quase duas décadas: “A gente reúne cerca de 30 jogadores todos os sábados pela manhã. Após a requalificação, o campo aqui ficou uma maravilha. Antes ele era esburacado, com barro, areia. A bola era difícil de dominar, mas com esse gramado tudo ficou muito melhor. Era um sonho nosso termos um espaço assim, com essa qualidade”

Treinador de uma escolinha de futebol na região, Creomario dos Santos Ferreira também celebrou a transformação feita na estrutura. “Já revelamos vários jogadores e hoje temos 78 crianças apoiadas através do nosso projeto, que é gratuito e tem aulas sempre de segunda a quinta-feira. O campo antes era horrível e não dava condições de jogarmos, pois quando chovia alagava tudo e, à noite, não havia iluminação. Agora, com o gramado sintético, os meninos ficaram ainda mais empolgados para vir”, avaliou.

Reportagem: Priscila Machado e Thiago Souza/ Secom PMS