O 1º Mutirão Odontológico para gestantes de Salvador, que acontece neste sábado (6), terá atendimento também por demanda espontânea, ou seja, as interessadas que comparecerem aos serviços municipais serão acolhidas mesmo sem agendamento prévio. A medida visa facilitar ainda mais os acessos dessas mulheres ao serviço, que acontecerá das 8h às 17h.

Quase 200 gestantes já garantiram seus atendimentos antecipadamente e serão assistidas por mais de 30 profissionais envolvidos nessa iniciativa pioneira da capital baiana. A iniciativa será centralizada nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) Carlos Gomes, localizado na Rua Carlos Gomes, nº 63/66, Centro; CEO Alto da Cachoeirinha, na Rua Alto da Cachoerinha, Cabula VI; e o CEO de Periperi, na Rua Dom Pedro II, s/n, Periperi.

O 1º Mutirão Odontológico das gestantes soteropolitanas tem o objetivo de promover saúde, prevenir e tratar doenças bucais tanto das mamães, quanto dos seus bebês, uma vez que alguns estigmas acerca do cuidado com a saúde bucal das grávidas impedem a procura por esse serviço durante a gestação. A ausência de cuidados com a saúde bucal pode, por exemplo, gerar impactos negativos na gravidez, como parto prematuro ou o nascimento do bebê com baixo peso.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, explica a abertura de vagas por demanda espontânea. “Primeiramente a medida por marcação teve o objetivo de preservar o bem-estar da gestante, garantindo um atendimento ágil com direcionamento da unidade e a hora marcada para os procedimentos. Mas, entendendo que algumas mamães possam ter tido dificuldade de comparecer às unidades de saúde para fazer suas marcações prévias, estamos disponibilizando essas vagas para facilitar o acesso ao serviço, entendendo a importância dos atendimentos”, destacou.

Distribuição de kits gratuitos – Durante o mutirão, as gestantes terão acesso à primeira consulta odontológica, com entrega de kits contendo escova dental, creme dental e fio dental, orientação de higiene bucal e alimentar e cuidados com a saúde bucal do bebê. Caso tenham necessidade de dar continuidade ao tratamento odontológico, serão referenciados para a unidade de saúde mais próxima de onde residem.