Jovens da capital baiana vão poder aprender sobre Marketing Digital de forma on-line e gratuita para se prepararem para o mercado de trabalho. As formações serão oferecidas pela Prefeitura, por meio da plataforma Salvador Tech, através de uma parceria firmada com a Meta (Facebook) e Junior Achievement. O evento que simbolizou o início da parceria foi realizado no Auditório do Centro de Formação de Professores da Prefeitura, no Costa Azul, na quarta-feira (3).

A iniciativa é voltada para jovens residentes em Salvador, com idade entre 18 e 29 anos, interessados em se qualificar para o mercado de trabalho. Os cursos buscam preparar os participantes de forma abrangente para as demandas do mercado atual, abrangendo desde a preparação para entrevistas e elaboração de currículos até o estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de habilidades essenciais.

Para a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, a parceria surge para fortalecer ainda mais o Salvador Tech que desde 2022 vem qualificando os jovens para atuar no mercado de tecnologia. “A gente entende que toda parceria nova é fundamental para ampliar e dar robustez ao programa. Ter como parceiro o Facebook/Meta é uma entrega importante porque além de tudo é uma empresa que se conecta, dialoga e abre portas para os jovens que se capacitarem dentro do programa”, concluiu.

Maria Luiza Mesquita foi aluna da plataforma Salvador Tech e esteve presente no evento desta tarde. Ela destacou que o programa transformou a sua vida e que espera que outros jovens aproveitem a oportunidade.

“A experiência foi muito construtiva para mim porque aprendi algo que nunca imaginei ter acesso. Estudar sobre desenvolvimento sem código é extraordinário porque, além de aprender, eu pude ser contratada depois. Por isso, sou muito entusiasta do programa, porque ele pode abrir portas para pessoas que não fazem ideia de como alcançar seus sonhos. É muito fora da caixa”, afirmou.

Para o gerente de políticas públicas da Meta, Mário Vilhena, a ideia da parceria com Salvador é fazer os jovens vislumbrarem novos campos de trabalho e, a partir disso, possibilitar que eles possam conseguir se especializar nestas novas carreiras. “A Meta hoje tem os aplicativos mais baixados e utilizados do Brasil. Isso ajuda as pessoas a se conectarem de diversas formas. Com um volume de mensagens que as pessoas trocam, a ideia desta parceria é fazer a utilização desses aplicativos mudar a vida econômica dos jovens”, detalhou.

Para a presidente da Junior Achievement, Elde Oliveira, é essencial abrir portas para as novas gerações acessarem carreiras além do mercado convencional. “Para os jovens que estão na busca por emprego essa parceria é muito boa, pois dá um futuro para eles sonharem e fazerem uma carreira na área de tecnologia. Este mercado é o presente e o futuro e vai contribuir muito para o desenvolvimento destes jovens”, finalizou.

Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS