0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) concluiu o curso de Execução Orçamentária Financeira para capacitação de profissionais de diversos setores sobre leis que regem o orçamento e as finanças públicas, visando uma gestão mais eficiente das políticas educacionais. A atividade foi realizada no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no bairro do Costa Azul.

De terça (19) até ontem (22), a iniciativa contou com a participação de 80 servidores diretamente ligados ao campo financeiro da pasta. Segundo Henrique Ferreira, diretor financeiro da Smed, as aulas abordaram todos os pontos essenciais, desde o planejamento até a prestação de contas aos órgãos de controle, e teve também como foco "nivelar o conhecimento de todos os participantes".

"O orçamento da Educação tem uma particularidade, tendo 15 fontes diferentes, e cada recurso deve ser aplicado em determinada despesa. Há muita modificação orçamentária", disse o diretor, ao justificar a importância das aulas.

Professor de contabilidade e superintendente de Gestão Administrativa do Ministério Público da Bahia (MP-BA), André Luís Sant’Ana Ribeiro foi o responsável por ministrar o curso. Ele destacou a necessidade de trazer, à gestão, conceitos relacionados ao planejamento governamental, orçamento e finanças para uma administração responsável com os recursos públicos.  

"O curso abordou desde o Plano Plurianual até os estágios da despesa pública, capacitando os participantes para entenderem a correlação de cada ato no processo de execução orçamentária. Abordamos como se faz um empenho; quais são os requisitos para fazê-lo, assim como para liquidar uma despesa; quais são os requisitos legais e contábeis que devem ser verificados para que isso seja bem concebido", explicou o especialista.

Aprendizado - Participante do curso, Antônio Carlos Santana Filho, contador da Smed, expressou sua gratidão pela oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre um assunto relevante para seu trabalho diário.

"Esse curso proporcionou uma abrangência maior sobre um tema que muitos de nós executamos no dia a dia. A iniciativa é uma conquista bastante gratificante, porque, trazer esses conhecimentos faz com que possamos, eventualmente, compartilhá-los com outros colegas", contou o servidor.

Reportagem: Mateus Soares/ Secom PMS

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...