A Prefeitura de Salvador iniciou nesta terça-feira (5) o projeto Sempre é Dia da Mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em todo o mundo na próxima sexta-feira (8). A iniciativa tem o objetivo de promover um momento de cuidados pessoais e lazer a mais de 200 mulheres assistidas por Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) do município, contribuindo para elevar a autoestima delas em meio à data simbólica.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). A cada dia, a partir desta terça, até a próxima sexta-feira (8), grupos de 50 mulheres serão acompanhadas por equipes socioassistenciais em sessões de cuidados do cabelo, de manicure e de maquiagem, entre outros, realizados pelo Instituto Embelleze, na Pituba.

“Vamos iniciar o projeto este mês e a intenção é manter, enquanto ação continuada, tendo uma equipe que possa fazer esse atendimento básico mensalmente. O objetivo maior é elevar a autoestima de mulheres atendidas, para que possam adquirir confiança e assim possam, juntos com os demais conhecimentos oportunizados pelos serviços socioassistenciais, participar de cursos, concorrer a vagas no mercado de trabalho, e assim superar as condições de vulnerabilidade e risco social”, afirmou o secretário da Sempre, Junior Magalhães.

Em seguida, as mulheres participam de um almoço especial e realizam um passeio pela Casa do Carnaval e pela Cidade da Música da Bahia, equipamentos culturais mantidos pela Prefeitura. A programação ainda terá sorteio de brindes e outras surpresas para as assistidas.

“O dia de hoje pra mim está sendo um prazer, porque eu não esperava, para mim foi uma grande surpresa. Chegou na hora certa, porque eu estava em um momento de depressão, separação de companheiro, angústia e muita tristeza. Quando eu coloquei os pés naquele salão, comecei a me aliviar. Senti apenas energias positivas”, declarou Celi Cristina, assistida da Unidade de Acolhimento Institucional Aspec Boca do Rio.

A ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher busca promover a elevação da autoestima das assistidas para que, junto ao trabalho socioassistencial que é realizado nas instituições, seja possível construir um novo projeto de vida para cada uma delas. O público-alvo são, em sua maioria, mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social, em função do rompimento de vínculos familiares, sociais e comunitários, além de terem vivenciado episódios de exploração, assédio, abuso, entre outras violência e violações de direitos.