0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está intensificando esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya. Nesta sexta-feira (23), uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma ação especial de conscientização na Rodoviária, alertando a população sobre medidas de prevenção para evitar a proliferação do inseto.

Na ocasião, o público recebeu panfletos e pôde conferir jogos para crianças, além da presença de um personagem fantasiado de mosquito. O chefe do Setor de Educação e Mobilização do CCZ, Péricles Pires, enfatizou a importância da ação educativa e de mobilização social para fortalecer a prevenção e controle do Aedes aegypti, chamando a atenção para que todos estejam cientes das próprias responsabilidades no combate a esse vetor.

"Aqui a gente utiliza diferentes recursos didáticos para que a população possa entender qual o ciclo do vetor, como ele se desenvolve e quais são as medidas de prevenção. A ideia é explicar que, cumprindo as medidas, a gente consegue manter o controle e evitar doenças", explicou. Entre as orientações estão evitar água parada, cobrir tanques, eliminar águas de cacos de plantas, virar garrafas e reforçar o uso de repelentes.

A empregada doméstica Edna Conceição Cruz, de 69 anos, não economizou elogios à campanha. "Achei maravilhosa essa ação. Já sofri muito por causa desse mosquito. Eu alertava as pessoas e ninguém fazia questão de prevenir. Há dois anos que ainda sofro com dores nas juntas. Hoje em dia, graças a Deus, as pessoas estão tendo mais consciência e esse projeto leva a informação até para as pessoas que moram distante", contou.

Além da Rodoviária, as ações de conscientização têm sido realizadas em outros locais de grande circulação e/ou presença de pessoas, como praças, unidades de saúde e escolas. "Também contamos com a parceria de outras secretarias da Prefeitura para fortalecer ainda mais esse trabalho", finalizou Pires.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...