A nova iluminação em LED da Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Suburbana, já está em processo de implantação. A Prefeitura realiza a adaptação da rede elétrica para receber as novas luminárias, além da manutenção e pintura dos postes. Para a modernização elétrica na região estão sendo investidos cerca de R$ 2,3 milhões.

De acordo com o diretor de Iluminação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Hélder Lopes Campos, esta fase deve durar cerca de 20 dias. Depois, serão instalados os novos equipamentos, que devem ser entregues à população em setembro. A intervenção é totalmente bancada com recursos próprios da Prefeitura e permitirá uma economia de 50% no consumo de energia.

Ao todo, serão implantadas 660 novas luminárias em 330 postes em toda a extensão da Suburbana. A expectativa é que os novos equipamentos possibilitem maior visibilidade e segurança aos moradores em uma das avenidas de maior movimento em Salvador.

A tecnologia em LED tem o mesmo padrão de qualidade utilizado em outras áreas da cidade, a exemplo da Barra. Além da Avenida Afrânio Peixoto, outras áreas da capital também estão sendo beneficiadas com a mesma tecnologia, a exemplo da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), trechos da orla que passam por requalificação, como São Tomé de Paripe e Tubarão, ambos no Subúrbio e a Península de Itapagipe, na Ribeira.