A Prefeitura promoveu na manhã desta quarta-feira (2) uma ação educativa de coleta seletiva de lixo, na praça em frente ao Shopping da Bahia.

Numa parceria entre a Secretaria Cidade Sustentável (Secis) e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a Prefeitura promoveu na manhã desta quarta-feira (2) uma ação educativa de coleta seletiva de lixo, na praça em frente ao Shopping da Bahia. A ação teve como objetivo conscientizar a população da necessidade de realizar o descarte dos resíduos produzidos de forma adequada, minimizando os impactos ambientais e mantendo a cidade limpa.

Participaram da mobilização 10 profissionais das áreas ambiental, química e biológica da Limpurb e Secis, que abordaram populares iniciando um bate-papo informativo sobre o assunto, quando também foi apresentado o modelo de Ponto de Entrega Voluntária (PEV), já instalado em 50 pontos estratégicos da cidade para facilitar a coleta seletiva. Os agentes também explicaram como esses equipamentos devem ser utilizados e como podem ser facilmente localizados através do aplicativo “Coleta Seletiva Salvador” (disponível para Android e IOS).

Segundo a coordenadora de Educação Comunitária da Limpurb, Letícia Matos, o órgão espera sensibilizar as pessoas para a questão da separação dos resíduos secos produzidos no dia-a-dia e chamar a atenção para a entrega voluntária desse material. “O dispositivo foi disponibilizado em vários pontos da cidade e nele podem ser depositados resíduos secos com condições favoráveis de reciclagem. Isso vai melhorar a qualidade de vida das futuras gerações e diminuir o lixo urbano da cidade”, pontua.

A promotora de vendas, Elisângela Mota, 34 anos, passava pelo local durante a mobilização e afirma que vê a iniciativa de forma positiva. “A proposta é boa e se as pessoas aderirem vai ser muito melhor para todos”. Já o ambulante Ernesto de Jesus, 61, acredita que só a reeducação das pessoas sobre o descarte regular do lixo, fortalecida a partir de ações como essa, pode mudar problemas como enchentes em épocas de chuva. “Se as pessoas se conscientizarem, poderemos ter uma cidade mais limpa e com bueiros desobstruídos”, observa.