Os moradores do bairro da Ribeira e entorno poderão usufruir dos serviços do Bolsa Família Móvel, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), nesta sexta-feira (25). As equipes atenderão a comunidade das 9 às 16h nas dependências da Creche Orfanato Vó Flor, localizada no Largo da Madragoa, para realização de inscrições no programa Bolsa Família, atualização e inclusão cadastral e prestação de serviços sobre a assistência social em Salvador.

Um advogado da Semps também dará suporte à equipe do Bolsa Família Móvel, prestando orientações jurídicas sobre como proceder para resolver pendências familiares, disputas entre vizinhos, legalização de terras, defesa do consumidor; assuntos referentes à Previdência Social, questões trabalhistas, entre outros.

Os interessados em resolver pendências devem comparecer ao local com a original do RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (caso assinada levar contracheque) e comprovante de residência (a exemplo dos recibos de água, luz, telefone, ou correspondência recebida pelo correio). Para os demais membros da casa, é necessário apresentar carteira de identidade e título de eleitor para maiores de 18 anos; carteira de identidade e/ou certidão de nascimento para menores de 18 anos; carteira de trabalho (para todos os maiores que possuam e, caso assinada, levar contracheque).

Em caso de falecimento de algum dos dependentes, é preciso ainda levar certidão de óbito. Para os menores de até 6 anos é necessário o cartão de vacinação atualizado e, para pessoas de até 18 anos, atestado de frequência escolar. Quem já tem algum benefício deve levar o cartão e as pessoas acima de 60 anos interessadas em fazer a Carteira do Idoso devem entregar também uma foto 3x4.

Balanço – Lançado em janeiro de 2013, o Bolsa Família Móvel já esteve em 139 comunidades de Salvador. Nesse período, foram realizadas 5.312 inclusões no programa Bolsa Família e 3.994 atualizações cadastrais.