A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Urbanismo (Sucom) e da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), realizou, de 11 de julho a 1º de agosto, o 2º Ciclo de Oficinas de Bairros do Plano Salvador 500, PDDU e Louos. Foram 12 Oficinas que englobaram todos os bairros soteropolitanos e envolveram cerca de 670 participantes, sendo a maioria dos moradores e lideranças comunitárias. Os eventos resultaram na construção coletiva de 1.157 propostas para Salvador em nove eixos: transporte e mobilidade; serviços públicos; equipamentos e espaços públicos; ambiente; emprego e renda; cultura e patrimônio; habitação; saneamento e segurança pública.

Com intensa participação e dinâmica, os eventos tiveram como intuito possibilitar a sistematização de princípios, diretrizes e ações indicadas pela população para a melhoria de Salvador e das pessoas que aqui vivem. Para a presidente da FMLF e coordenadora técnica do Plano Salvador 500, Tânia Scofield, os resultados alcançados no 2º Ciclo de Oficinas são muito positivos, tanto pela efetiva participação popular quanto pelo envolvimento de todos na construção conjunta das propostas para os bairros e para a cidade. “Assim como na edição anterior, o 2º Ciclo foi um processo rico e satisfatório, de grande envolvimento e que atingiu objetivos que têm pautado nosso trabalho, como a construção coletiva de informações essenciais ao planejamento da nossa cidade”, afirmou.

Os resultados das oficinas estão sendo trabalhados pela equipe técnica e vão integrar as bases de trabalho para construção do Plano Salvador 500 e para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Louos). “É importante enfatizar que todo o esforço da Prefeitura está concentrado no objetivo de que os produtos do Plano Salvador 500, entre eles a revisão do PDDU, respondam às questões, propostas e ideias levadas pelas pessoas nessas oficinas, nas audiências, nos fóruns, no site e nos demais espaços de participação. Ao mesmo tempo, devem atender à qualidade técnica, com base em informações seguras e atualizadas”, frisa Tânia.

Todas as informações relativas às oficinas já estão disponíveis para o público através do site www.plano500.salvador.ba.gov.br, no link Participe/Oficinas de Bairros. O site tem ainda um espaço de contribuições públicas (ideias, projetos, documentos) e pode ser acessado em Participe/Contribua com o Plano.