Em comemoração pelos 10 anos de atuação, celebrados em 2015, a Ouvidoria Geral do Município de Salvador (OGM) promove evento nesta sexta-feira (24), a partir das 8h. O encontro tem entrada gratuita e acontecerá no Hotel São Salvador, na Rua Dr. José Peroba, 244, Stiep. Na ocasião estarão presentes membros das redes de ouvidores municipais e estaduais, além de lideranças comunitárias, gestores e público em geral. Os palestrantes serão o ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira, o presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, Edson Vismona, e o ouvidor-geral de Salvador, Humberto Viana.

Para Viana, os 10 anos de atuação do serviço consolidam a importância da Ouvidoria no auxílio à gestão para a melhoria da qualidade dos serviços públicos, além de garantir ao cidadão a defesa dos próprios direitos. Ele ainda destaca o órgão pelo espírito empreendedor no desenvolvimento de novos programas e ações que representam uma grande ferramenta de aproximação da Prefeitura com os cidadãos. “Entretanto, nada disso funcionaria se não tivéssemos uma equipe comprometida, o apoio dos gestores municipais e a valorização do seu trabalho pelo prefeito e a prefeitura”, afirma o gestor.

Dentre os temas a serem apresentados está o painel “A Ouvidoria Geral do Município: 10 anos de história”, que levará para conhecimento dos presentes as experiências da ouvidoria com grandes públicos – a exemplo do Carnaval, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo FIFA 2014 e o programa Ouvindo Nosso Bairro, dentre outros.
Participam ainda do encontro o ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica; o ouvidor da Câmara de Vereadores de Salvador, Henrique Carballal; gestores das unidades administrativas do município, entidades privadas, políticos, ex-funcionários da casa, colaboradores e cidadãos que tiveram participação efetiva nesses 10 anos.

Atuação – Desde 2005, a Ouvidoria Geral do Município registrou uma média de 100 mil manifestações da população por ano, dentre solicitações, informações, sugestões, reclamações e elogios. Dentre as novidades mais recentes está o Portal Fala Salvador, lançado em 2014 como um novo conceito de relacionamento direto entre a Prefeitura e a comunidade. Para isso, foi feita uma reformulação dos canais de atendimento, da padronização e criação de uma cultura de qualidade, com vistas à centralização das manifestações e, assim, acelerar a identificação das situações críticas e aumentar a transparência e eficiência dos serviços prestados.

Em março deste ano, o Disque Salvador 156 passou por uma nova reestruturação e ampliação no teleatendimento, que resultou na ampliação da capacidade de atendimento e funcionamento do serviço 24h. A média de atendimento hoje não ultrapassa um minuto e, com a nova estrutura, o serviço deverá atingir a capacidade de até 45 mil ligações por mês. Através das redes sociais – Facebook e Twitter – a Ouvidoria também registra manifestações dos cidadãos, encaminhando as solicitações aos órgãos para as devidas providências e acompanhamento das demandas.

A OGM também tem atuação importante em grandes eventos, a exemplo do Carnaval, Copa das Confederações e Copa do Mundo de Futebol e programa Ouvindo Nosso Bairro, dentre outros. Nos bairros, a Ouvidoria realiza visitas de avaliação das comunidades através da Coordenação de Precursão e Monitoramento de Obras, que faz levantamento das demandas do local e mediação junto aos órgãos públicos. A ação conta com a colaboração das lideranças comunitárias das localidades.