O programa Marias na Construção iniciou esta semana mais um curso gratuito voltado para mulheres, desta vez de eletricista instalador residencial de baixa tensão. Cerca de 30 alunas estão participando das aulas, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no Senai Dendezeiros. A atividade é promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A capacitação, que faz parte da programação do Março Mulher de Salvador, possui carga horária de 128 horas. Dentre os conteúdos aplicados nas aulas, divididas em partes teóricas e práticas, estão eletricidade básica, instalação elétrica predial, NR10 e cálculos dimensionais, com o reforço de uma carga horária complementar, onde são aplicadas questões éticas e comportamentais do mercado de trabalho.

“Durante o curso, existe toda uma estratégia de aplicação de conteúdos. Preparamos essas mulheres para que elas possam desenvolver a atividade de eletricista com segurança, com domínio teórico e prático, pois, além de fazer, é importante saber o que está fazendo”, disse o instrutor do curso, Bruno Machado.

Evelin Lúcia de Oliveira, de 26 anos, enxerga através da ação uma oportunidade de reingresso no mercado de trabalho. “Fiquei sabendo do curso via WhatsApp. Já fiz um curso de eletricista industrial, e como surgiu também essa oportunidade de forma gratuita, me interessei. Estou com bastante expectativa já para o pós, que é onde podemos aplicar nossos conhecimentos”.

Quebra de paradigma – Para a moradora do bairro de Engenho Velho de Brotas, Bárbara Maria das Neves, de 43 anos, a oferta do curso exclusivamente voltado para mulheres quebra o paradigma de que a área de eletricista é voltada somente para homens.

“Essa é uma grande oportunidade para nós mulheres. Essa é uma área geralmente voltada para o sexo masculino, e hoje, através dessa parceria, estamos abraçando essa grande oferta para poder atingir o nosso objetivo, que é o reingresso ao mercado de trabalho”, disse.

Durante o mês de março também foram iniciadas turmas para os cursos gratuitos de pintoras de obras imobiliárias, eletricista de automóveis e iniciação para aplicador de revestimento cerâmico e rejuntamento.