Buscando dar maior praticidade e segurança ao consumidor na hora de comprar peixes e outros frutos do mar, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou nesta sexta-feira (19) fiscalização que visa coibir o comércio irregular no entorno do Mercado Popular, localizado na Ladeira da Água Brusca, na Cidade Baixa. De acordo com os agentes, a operação foi iniciada às 5h e retirou do local, pela manhã, cerca de 20 caminhões e utilitários que comercializavam pescados sem autorização.

Segundo o coordenador de Feiras e Mercados da Semop, Iuri Dias, esses comerciantes agem contra a lei e estão sujeitos a perder suas mercadorias caso sejam flagrados vendendo os pescados na rua. "Eles não possuem licença para manter este comércio na via pública. Além disso, toda a estrutura necessária para este tipo de operação já é oferecida pelo Mercado Popular, que conta com fiscalização fixa além de rondas diárias para garantir que o consumidor possa ter acesso a uma mercadoria de boa qualidade e de procedência segura. As inspeções são constantes, independente da época do ano. Entretanto, com a proximidade de festas de forte apelo popular o cuidado deve ser ainda maior", informa.

Reforma - O Mercado Popular deve interromper as atividades por cerca de um mês a partir de julho, quando passará por reforma no telhado, banheiros e revisão das partes elétrica e hidráulica. Durante a execução das obras, que terão início na segunda quinzena de julho, os permissionários serão provisoriamente realocados para a lateral do mercado. "Precisamos realizar algumas melhorias na estrutura, mas em pouco mais de trinta dias a população terá seu mercado de volta", assegura.