Salvador foi uma das cidades agraciadas pelo 13º Prêmio da Aneprem (Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal), com anúncio ocorrido na semana passada, no site da instituição (www.aneprem.org.br). A capital baiana ficou em 2º lugar na categoria capitais, se destacando mais uma vez entre as melhores gestões de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Brasil.

Essa é a quarta premiação nacional que o Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) recebe em 2022 e a décima desde o ano passado. A cerimônia de entrega acontecerá durante o 21º Congresso Nacional de Previdências da Aneprem, no próximo dia 21, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

O diretor-geral de Previdência de Salvador, Daniel Ribeiro, destacou que desde o início do programa de renovação previdenciária, em 2020, o município apresenta bons resultados no âmbito previdenciário e se destaca nacionalmente pelo trabalho realizado. “Essa conquista reflete a qualidade da gestão previdenciária em Salvador, nos consolidando como referência nacional. Além das premiações ocorridas desde o ano passado, recebemos esse ano a certificação nível III do Pró-Gestão, que é um programa federal de certificação institucional e modernização da gestão dos regimes próprios de previdência.”

Com base na modalidade Gestão, cognominado pelos participantes de “Oscar da Previdência”, o Prêmio da Aneprem é concedido à unidade gestora dos RPPS e aos representantes legais dos entes federativos classificados, considerando o cumprimento de ações pré-definidas de transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social. Somente são classificadas na modalidade Gestão as unidades gestoras de RPPS que obtiverem no mínimo 70% da pontuação máxima dos critérios de avaliação definidos no edital do prêmio.