0
0
0
s2sdefault

Um dos grandes avanços na melhoria da mobilidade em Salvador está na implantação de um Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de transporte público, que permite o monitoramento em tempo real de todos os ônibus da cidade através de GPS.

Um dos grandes avanços na melhoria da mobilidade em Salvador está na implantação de um Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de transporte público, que permite o monitoramento em tempo real de todos os ônibus da cidade através de GPS. O CCO foi inaugurado nesta terça-feira (26) pelo prefeito ACM Neto, na companhia do secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, na sede do órgão, em Amaralina. A ferramenta permite acesso rápido aos motoristas nas ruas, sem necessidade de intermediação com as empresas concessionárias do sistema. Isso só é possível graças à instalação de GPS em todos os 2,7 mil veículos que compõem a frota.

Com isso, é possível identificar minunciosamente o roteiro dos ônibus, o tempo de circulação deles, as paradas nos pontos, além de possibilitar a mudança de itinerário caso seja visualizado alguma eventualidade. Para o perfeito funcionamento do CCO, todos os mais de três mil pontos de ônibus de Salvador foram georreferenciados. Através deste recurso e dos GPS instalados nos coletivos, o centro apresenta todas as alterações no sistema do transporte público em tempo real, via satélite. Os dados que abastecem este sistema são os mesmos fornecidos para os painéis informativos disponíveis nos principais pontos da cidade, como estações de transbordo de universidades.

Os primeiros já foram instalados na Estação da Lapa (cinco TVs), Universidade Católica de Salvador (Ucsal - Pituaçu), avenidas Tancredo Neves (Hospital Sarah), Mário Leal Ferreira (Bonocô, posto BR Mataripe), Luiz Viana Filho (Paralela, saída do Imbuí) e Manuel Dias da Silva (igreja Nossa senhora da Luz), Rio Vermelho (Mercado do Peixe). Os próximos a serem instalados deverão contemplar as estações Iguatemi, Pirajá e Mussurunga, Ogunjá (Ceasa), Ondina (praça das Gordinhas), avenidas Juracy Magalhães Júnior (Mercado do Rio Vermelho) e Vasco da Gama (via exclusiva) e Universidade Federal da Bahia.

O prefeito ACM Neto observou que a nova estrutura traz benefícios diretos à prestação do serviço de transporte público na cidade, atacando problemas históricos. “Vamos saber se o ônibus está atrasado, se está no horário, se seguiu a linha, se parou no ponto de ônibus. E é claro que com todo esse controle a Prefeitura terá todos os instrumentos para garantir que cada uma das obrigações possa ser cumprida. Isso dá a possibilidade do usuário se organizar, de economizar tempo, ganhando qualidade no serviço de transporte”, afirmou.

Ainda de acordo com Neto, esse é o primeiro passo para todo o sistema de controle do transporte da cidade. “Em seguida, vamos monitorar o trânsito com a instalação de 300 câmeras espalhadas em toda a cidade. Isso vai permitir, por exemplo, que os agentes de trânsito controlem todos os semáforos em tempo real. A previsão para início do funcionamento dessa novidade é para 2016. A partir de julho, teremos mais uma novidade, com ônibus circulando 24 horas. Isso sem contar no que já foi e está sendo feito, com a melhoria em 300 abrigos, chegando a 800 até o final de 2016, com a grande reforma na Estação da Lapa e com as intervenções em mais de 50 finais de linha da cidade até o próximo ano”, apontou.

O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, acrescentou que essa plataforma resolve diversos problemas concomitantemente, melhorando a prestação do serviço. “Agora temos uma radiografia do sistema de transporte coletivo, o que antes não era possível. Se não fosse isso, precisaríamos ter um fiscal em cada ponto de ônibus, em cada turno, um fiscal para cada ônibus, em cada turno, e mais um fiscal nas garagens, em cada turno. Se hoje a maior queixa é de motorista que não para no ponto ou de ônibus que foge da rota, vamos poder monitorar isso diariamente, em tempo real, e sanar todos os erros identificados”, declarou.

Aplicativo – Já está em funcionamento o CittaMobi, um aplicativo gratuito de celular para auxiliar os mais de 1,3 milhão de usuários de ônibus de Salvador. O app já foi baixado por 72,3 mil pessoas em toda a Bahia e é um grande aliado na melhoria da qualidade de vida da população. Em Salvador, a iniciativa é da Prefeitura e do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps), em conjunto com a Cittati Tecnologia, que criou a ferramenta. Há também a versão “CittaMobi Acessibilidade”, destinado a pessoas com deficiência visual. Com o aplicativo, os passageiros têm na palma da mão os horários dos ônibus em tempo real, localização dos pontos de parada e terminais da cidade, linhas disponíveis em cada uma delas e uma série de informações úteis.

A partir desse aplicativo, o usuário terá um botão de interação com o CCO através do qual ele poderá informar qualquer eventualidade, desde a não parada no ponto por parte do motorista, até uma situação mais grave, como um assalto ou incêndio. Imediatamente, os agentes verificarão a localização desse ônibus, graças ao monitoramento por GPS, e solicitarão a presença da polícia, quando necessário. O CittaMobi já é utilizado por cerca de 920 mil pessoas em cerca de 13 cidades por todo o país.

O aplicativo e sua versão para deficientes visuais podem ser baixados gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store. Para quem tem celulares Windows Phone ou com outros sistemas operacionais, basta acessar www.cittamobi.com.br que as mesmas informações são fornecidas. O site também pode ser acessado de desktops, tablets ou notebooks, permitindo que os usuários se planejem para percursos antes de sair de casa ou do trabalho. O usuário também pode acompanhar a duração de sua viagem após embarcar no ônibus e ligar um alerta, que irá despertar quando o ônibus chega perto da parada informada no aplicativo.

 Conheça todas as funcionalidades do CittaMobi:

* Informa pontos ou paradas de ônibus mais próximos de onde o passageiro se encontra ou em outro local desejado;

* Informa as linhas disponíveis em cada ponto da cidade;

* Informa a previsão de chegada dos ônibus com até 2 horas de antecedência;

* Informa se os ônibus são adaptados para deficientes (elevador para entrada e saída de cadeirantes);

* Permite marcar as linhas e pontos de ônibus preferidos ou mais utilizados;

* Permite visualizar os arredores do ponto escolhido com o recurso Street View, do Google Maps;

* Durante o percurso, informa os pontos de parada e o tempo previsto para se chegar a cada um deles;

* Permite habilitar um alarme para que o passageiro saiba que se encontra próximo do ponto onde irá descer;

* Informa todo o percurso da linha utilizada, quantos ônibus estão circulando nesse percurso naquele momento e onde se encontram.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...