Os novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estão participando, durante esta semana, do curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. A capacitação, realizada pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), está sendo realizada de forma teórica e prática, com carga horária de 44 horas.

Na tarde desta terça-feira (17), as aulas expositivas foram realizadas no Parque São Bartolomeu, em Pirajá, e na Lagoa do Abaeté, em Itapuã. Nos locais, cerca de 20 agentes puderam ter conhecimento sobre os tipos de ecossistemas presentes em Salvador, os níveis de preservação ambiental, a quantidade de animais silvestres presentes, a Mata Atlântica e sua biodiversidade.

Para o comandante do Gepa, Robson Pires, a temática do meio ambiente tem sido uma das grandes preocupações da administração municipal nos últimos anos. “Pensando nisso, foi desenvolvido esse curso para agentes e novos agentes, porque, em algumas das vezes, o guarda pode se deparar com um crime ambiental, por exemplo, e ao passar por essa formação, vai se sentir preparado para saber como agir”, ressaltou.

Uma das participantes, a GCM Jamille de Souza destaca a importância da formação. “Está sendo muito enriquecedor participar dessa capacitação. Estar vivenciando de forma prática sobre as questões ambientais facilitará ainda mais nossas vivências e nossas dinâmicas nas ruas”, disse.

Para o agente Raimundo Alves, a questão ambiental deve ser discutida por todos os cidadãos. “Para mim, essa formação está sendo um presente, por proporcionar mais conhecimentos transmitidos por pessoas preparadas e capacitadas. A expectativa de servir a população é mútua”.

Atuação – Hoje, 50 agentes atuam em Salvador através do Gepa. Os guardas trabalham na fiscalização ambiental e na observação de crimes ambientais, além do resgate de animais silvestres.

Em casos de denúncia ou solicitação de resgate de animal silvestre, a população pode entrar em contato com a Central de Operação da GCM, através do telefone (71) 3202–5313. O serviço de resgate funciona 24h.