Nesta quarta-feira (11), teve início a primeira de três turmas do curso de formação de brigada de incêndio do Centro Histórico de Salvador. A ação está prevista no Plano de Contingência da região, em fase de conclusão pela Defesa Civil da capital baiana (Codesal).

Com a coordenação do tenente do Corpo de Bombeiros da Bahia, Jorge Dias, o treinamento de cada turma, que é restrita a um público específico, será feito em dois dias. O objetivo é capacitar os brigadistas a combaterem o princípio de incêndio, utilizando corretamente os extintores, além das técnicas de primeiros socorros.

“Estamos em parceria com a Codesal em prol da sociedade e buscando a excelência para que façamos um trabalho de prevenção de combate a incêndios, primeiros socorros e evacuação em caso de sinistro”, disse a major BM Jamile Lutiane Mattos, comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM/Barroquinha).

O Plano de Contingência tem o objetivo de ampliar a segurança da região e envolver a comunidade na prevenção de incêndios e desabamentos. A medida pretende evitar situações como a ocorrida em novembro de 2017, quando um incêndio atingiu o casarão onde funcionava a Sala de Arte Cine XIV, no Pelourinho.

“Com essa parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, conseguiremos treinar mais pessoas, para enfim podermos entregar a sociedade o Plano de Contingência do Centro Histórico. Nessa primeira turma, temos membros das igrejas, empreendedores, comerciantes, donos de restaurantes, hotéis, museus, que também fazem parte desta estrutura que estamos construindo”, acentuou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Defesa Civil, Gabriela Morais, destacou que a convocação dos participantes não foi aleatória, mas motivada pelo vínculo com o local, já que estão na poligonal do sítio histórico e reconhecem a importância da área tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade. “Espero que vocês aproveitem bem o curso para que, caso necessário, possam atuar nas primeiras ações de combate a incêndios e ajudem a preservar o local”, acrescentou.