Nos dias de hoje, a máxima que diz “ser mãe é padecer no paraíso” vem repleta de dúvidas de mulheres que se dividem em múltiplas funções, em um mundo cada vez mais competitivo, nos ambientes familiar e profissional. E com a proximidade do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (7), a psicóloga, escritora e mãe Manuela Moura “invadiu” a página oficial da Prefeitura de Salvador no Instagram (@prefsalvador), para responder diversos questionamentos das matriarcas sobre a maternidade consciente.

Através da caixinha de perguntas do Instagram, Manuela responde questões como trabalhar e deixar o filho sob os cuidados de terceiros, amamentação difícil, criança que demora a começar a falar, falta de identificação com o papel de mãe e até mesmo a decisão de não ter filhos, dentre outros que angustiam o público feminino. A ação é desenvolvida pela diretoria de Comunicação Digital da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

“Essa é uma questão muito complexa para todas nós, mulheres, pois mexe com uma série de fatores pessoais e profissionais e cada uma tem uma forma de viver esse momento. E o objetivo da Prefeitura, como nas demais ações já realizadas, é trazer informação para as pessoas e, também, promover reflexão sobre temas como esse”, destacou a secretária de Comunicação, Renata Vidal.

Para Manuela Moura, a ação é uma oportunidade "incrível" de propor às pessoas conversar sobre a maternidade consciente, nos tempos atuais. “Faz-se urgente dar luz a esse tema, que tanto silencia mulheres em suas práticas e que faz com que elas carreguem a culpa, pelo jeito de ser mãe à sua maneira e se julguem, a partir desses ideais de maternidade que são dificílimos de serem cumpridos, nos dias de hoje. Através da fala e da conversa é possível rever essas práticas, tentando formas mais leves e mais conscientes no pensar acerca da maternidade”, ressaltou.