A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador está ministrando o Curso de Formação Profissional para 825 guardas civis de 16 municípios da Bahia: Esplanada, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Brejões, Cachoeira, Cruz das Almas, Maragogipe, Nazaré, Nordestina, Santa Inês, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vera Cruz. A capacitação ocorre após a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre a GCM de Salvador e as guardas civis das cidades participantes.

Seguindo a matriz curricular da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o curso tem carga horária de 476 horas e se divide em aulas teóricas, transmitidas de forma remota, e práticas. As capacitações acontecem concomitantemente à formação presencial de dez agentes da GCM de Salvador e ambas as atividades devem ser concluídas em junho deste ano.

As atividades são realizadas presencialmente na sede da GCM de Salvador, localizada na Avenida General San Martin, 734, Fazenda Grande do Retiro. Na quinta-feira (31) estiveram na sede os guardas civis de Cachoeira e de Cruz das Almas.

Motivação – Gerente de Desenvolvimento Humano da GCM de Salvador, Rodrigo do Carmo é o idealizador da iniciativa e contou como ela foi concebida. “Como instrutor, conheci a realidade da Bahia. Assim que assumi a gerência, responsável pela qualificação dos agentes, propus ao inspetor-geral, Marcelo Silva, ajudar as cidades do interior na capacitação dos guardas, através do nosso Centro de Formação. Ele me perguntou se era possível e eu respondi que sim”, relatou.

Através da parceria, a GCM de Salvador oferece os instrutores para ministrar as aulas, e as Prefeituras das cidades do interior custeiam o deslocamento dos guardas civis para a capital baiana. Carmo acrescentou que a formação foi oferecida para as 16 cidades que possuíam uma GCM com CNPJ e centros de formação próprios, requisitos para a assinatura do termo de cooperação.

Aulas práticas – O gerente explicou ainda que o curso tem 36 disciplinas teóricas, de Direito Constitucional a Movimentos Sociais. Os conhecimentos fundamentais que um agente da GCM deve aprender para cumprir sua missão são a legislação que ampara a atuação da guarda, bem como os procedimentos operacionais, a exemplo das técnicas de patrulhamento e imobilização.

Daniel Trindade, comandante da GCM de Cruz das Almas, contou que há muito tempo os agentes do município esperavam pelo Curso de Formação Profissional. “Este curso valoriza o profissional e o serviço para a sociedade. É extremamente didático, com instrutores muito capacitados, um dinamismo impossível de ser aprendido só nos livros e proporciona um crescimento já visível para os formandos. Mais uma demonstração de por que a GCM de Salvador é uma referência nacional”, enalteceu.