O ciclo formativo Redes de Proteção para Infâncias, Adolescências e Juventudes está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (18). São disponibilizadas 100 vagas, distribuídas por duas turmas de 50 pessoas cada: a matutina, com encontros das 9h às 11h; e a vespertina, das 14h às 16h.

O curso, que começa no dia 22 de fevereiro e se estende até 28 de abril, se destina a profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar, das Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Vara da Infância, do Sistema Socioeducativo, bem como a educadores, professores, lideranças comunitárias, gestores municipais e ativistas dos direitos da criança, adolescentes e jovens dos territórios de Camaçari, Mata de São João e Salvador.

Os interessados podem se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4OLMf_btEU8KsU79f5PFguC_BnzG4V5EVi3deUYTKmFv73w/viewform . As aulas virtuais ocorrem às terças-feiras. Já as mentorias presenciais, que acontecem às quintas-feiras, serão ministradas nos três municípios, em locais a serem informados.

A atividade é uma iniciativa do Programa Down To Zero, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Infância e Juventude (SPMJ) da Prefeitura de Salvador, com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Mata de São João e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camaçari.

O objetivo central da formação é contribuir para a promoção e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, principalmente no contexto de pandemia, no qual parte deste segmento se encontra em condição de vítima e/ou em risco de violências, especialmente as violências sexuais. O ciclo formativo Redes de Proteção para Infâncias, Adolescência e Juventudes é gratuito e emite certificado.