0
0
0
s2sdefault

Com o objetivo de conscientizar mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, dentro da campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Ordem Pública de Salvador (Semop), em parceria com a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), promoveu uma palestra sobre o tema, na manhã desta quarta-feira (20). A médica mastologista Tatiana Bottigliere foi a responsável por esclarecer as dúvidas e desmistificar muitas crenças do universo feminino.

O evento contou com as presenças da secretária da Semop, Marise Chastinet, e da subsecretária, Larissa Moraes, responsáveis pela abertura da palestra, reunindo mulheres que trabalham em setores diversos da secretaria. “Vocês, mulheres guerreiras, precisam aprender a se preservar e saber a importância de fazer exames periodicamente, para que nada venha a acontecer com a saúde de vocês, e que caso aconteça, que seja detectado ainda no início, para que o tratamento seja feito da melhor maneira possível e que tenha maiores chances de sucesso”, pontuou Marise.

Sabe-se que o diagnóstico tardio é um dos principais fatores de mortalidade em casos de câncer de mama. “O cuidado diário só depende de cada uma de nós. Tem pessoas da minha família que tiveram câncer de mama e que foi descoberto no início, foi tratado e ficou tudo bem. Por outro lado, também conheço pessoas que por não terem esse cuidado periódico, descobriram a doença em estado avançado e infelizmente já não estão mais aqui”, destacou a subsecretária.

Alimentação e exercícios – A mastologista Tatiana Bottigliere fez questão de destacar que as principais formas de prevenção – já que não se tem tratamento precoce – é o cuidado com a alimentação, a prática de atividades físicas e a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, pois esses excessos são fatores que aumentam as chances do câncer. Mas também acabou com mitos como os de que pancada nos seios, uso de desodorantes, sutiãs apertados ou implantes de silicone sejam causadores da doença.

A médica fez questão de enfatizar a importância da mamografia, sendo o principal exame preventivo. “A mamografia tem que ser feita anualmente, por mulheres acima dos 40 anos. Esse exame salva vidas e é o único método que reduz a mortalidade de fato, pois detecta o câncer bem no início. É importante o autoexame, claro, temos que nos analisar, conhecer nosso corpo e verificar as mudanças que ocorrem, mas ele não é capaz de detectar a doença em seus primeiros estágios”, concluiu Tatiana Bottigliere.

O evento foi finalizado com confraternização entre as participantes, sorteio de prêmios e distribuição de folders e brindes.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...