Os parceiros da capital baiana na prevenção de desastres provocados por fenômenos naturais, como as chuvas, foram reconhecidos através da comenda Ordem do Mérito de Proteção e Defesa Civil, entregue em cerimônia realizada nesta sexta-feira (8), no Teatro Gregório de Mattos (TGM). Organizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a honraria teve, dentre os agraciados, o prefeito Bruno Reis e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.

A solenidade ocorreu durante o último dia de programação na Semana Nacional de Redução de Desastres 2021, e contou também com a presença de gestores municipais. O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou o papel dos agraciados pelo engajamento, dedicação, cuidado e serviços prestados ao município na providência dos valores necessários à segurança e redução dos riscos.

Durante a solenidade, o prefeito falou sobre as ações feitas empreendidas na capital baiana para redução de desastres, seja na proteção das encostas, seja na captação de investimentos em tecnologia. "É comum que visitantes de outras cidades e estados venham presenciar a transformação de Salvador. Antes de 2013, a cidade não tinha condição de dar uma resposta. Hoje, quando ocorre qualquer sinistro, a Prefeitura está presente de imediato, pois temos os meios e as condições para enfrentar isto. Cada dia temos uma cidade mais protegida, mais segura, cujo resultado principal é salvar vidas", disse Bruno Reis.

Atualmente, Salvador tem 1.040 áreas de risco e estima-se que 45% da população vive nesses locais. Desde 2013, um terço dessas áreas foram protegidas. Dentre os investimentos municipais estão a implantação do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) e do Sistema de Alerta e Alarme, aquisição de tecnologias como os pluviômetros, realização de monitoramento das áreas de risco e de capacitação dos moradores das áreas de risco.

Debates – Iniciada na última segunda (4), a edição da Semana Nacional de Redução de Desastres deste ano teve como tema central o ciclo de palestras "Defesa Civil - Novas estratégias em ano de pandemia". O objetivo do evento, que ocorreu de forma híbrida, com atividades presenciais e também transmitidas pela internet, foi ampliar a percepção de risco da população, mediante a adoção de práticas preventivas, principalmente nas comunidades que vivem em áreas de risco, além de capacitar profissionais envolvidos na operação da Defesa Civil.