Mais de 150 ciclistas participaram do Pedal Solidário, evento promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em parceria com o Movimento Salvador Vai de Bike. O passeio ciclístico, que aconteceu na manhã deste domingo (26), finaliza a programação de ações especiais promovidas pela autarquia municipal em referência à Semana Nacional do Trânsito.

Nem o tempo nublado espantou a animação dos ciclistas que participaram da iniciativa. Teve gente de todas as idades, até quem ainda nem sabe pedalar. É o caso do pequeno Arthur Menezes, de 10 meses, que foi acompanhado dos pais e acompanhou todo o percurso com muita animação. O pai, Felipe Menezes, é vendedor de bicicletas e todos os dias pedala da Graça até o Costa Azul para ir ao trabalho. Para ele, o exemplo que dá ao filho tem consequências importantes para as gerações futuras.

“Tô botando ele no ritmo, desde pequeno, porque é uma coisa que eu amo. Além de ser bom pedalar, é bom para o planeta.”, explicou. O vendedor ainda destacou a importância do respeito ao compartilhamento do espaço no trânsito. “O desrespeito de motoristas de carro e ônibus é muito grande. Eu tento conscientizar, quando possível. A gente vai tentando porque a bike tá aí no mundo todo”, afirmou ele.

A importância de se conscientizar sobre o respeito e a responsabilidade no trânsito foi um dos principais motivos de promover esse passeio ciclístico, como pontuou o superintendente da Transalvador, Marcus Passos. “Termos esse passeio encerrando a Semana Nacional do Trânsito é uma forma de darmos ainda mais visibilidade aos ciclistas. Queremos sensibilizar a população sobre a importância de entender que o respeito e a empatia no trânsito salvam vidas. Por isso, investimos em ações de conscientização como a deste domingo e também em melhorias viárias focadas neste público”, explicou Passos.

Incentivos – Salvador conta atualmente com cerca de 310 km de rede cicloviária. A Transalvador tem investido em conceitos de engenharia de tráfego que favorecem a humanização no trânsito, com o Zona 30 e a Região de Trânsito Calmo. Esse avanço na promoção de ações voltadas a garantir a segurança viária dos ciclistas é um ponto de destaque feito pelo presidente da Saltur, Isaac Edington, parceira da Transalvador no Pedal Solidário.

“Esses eventos e requalificações viárias surgem para melhorar o compartilhamento das vias. Esse movimento tem feito todo um processo de transformação no trânsito de Salvador, no que diz respeito ao uso da bicicleta. Hoje é um dia simbólico, fechando a Semana Nacional do Trânsito, no sentido de mobilizar as pessoas e estimular o uso das bicicletas na capital”, afirmou Edington.

Incentivar esse uso de bicicletas é um dos propósitos da cicloativista Gilmara Gonçalves, que participou do Pedal neste domingo. Ela dá aulas de bike a pessoas que sonham em aprender a pedalar. “Eu tenho feito muitas pessoas felizes ao pedalar, porque pedalar contagia. Neste passeio ciclístico quisemos espalhar nossa energia de ciclistas”, revelou Gilmara.

Brindes e premiação – Quem foi ao Pedal Solidário teve oportunidade de ganhar uma plaquinha especial, feita com material refletivo, para apregoar nas bikes. Além disso, teve sorteio de bicicleta. O evento contou com os apoios da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar (PM-BA) e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.