Diversas atividades marcaram as ações realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), durante esta semana. A iniciativa é parte integrante da campanha Setembro Amarelo, mês de alusão à importância da saúde mental e prevenção ao suicídio.

No Centro Pop Mares, na quarta-feira (15), foi realizada uma roda de conversa com o tema “Falar é a melhor solução”, ministrada pela assistente social da Superintendência de Previdência (Suprev), vinculada à Secretaria de Administração da Bahia (Saeb), Paula Caetano, e pela a representante da Fundação Dr. Jesus, Talita Carvalho. Com a presença de 30 assistidos do Centro Pop, o encontro abordou como as ações simples do cotidiano podem contribuir para a melhora do quadro mental, além da importância do encaminhamento para um serviço especializado.

A psicóloga do Centro Pop, Larissa Lima, apontou a importância das atividades realizadas em alusão à campanha de prevenção à vida. “Esse tema é um aspecto transversal e deve ter todo um processo de cuidado, independente do mês, pois se trata de um tema complexo e que envolve diversas questões. Nessa perspectiva, nós traçamos a construção das atividades de forma geral, muito na intenção de escutar o que as pessoas que nós acompanhamos trazem, e de poder, a partir disso, construir juntos novos caminhos” destacou.

Para Paula Caetano, é de “extrema” necessidade ouvir que a vida é importante “É preciso ter cuidado com as palavras para que a pessoa mude de ideia e não seja incentivada negativamente. A pessoa nessa situação normalmente quer acabar com a dor e não morrer”, alertou.

Talita Carvalho lembrou sobre a importância de ficar atento aos próprios sinais ou do próximo de que algo não está bem. “Todo mundo vai se deparar em algum momento com uma pessoa precisando de ajuda. A condição de depressão não é frescura, nem falta de Deus. É doença, e a pessoa precisa de ajuda", explanou.

Outras ações — Ainda esta semana, foi realizado um debate sobre a importância do Setembro Amarelo para usuários do serviço Centro Dia e seus familiares, na sede da instituição, no Parque Bela Vista. A palestra contou com a presença de outros psicólogos e teve o objetivo de promover a conscientização da importância das emoções e prevenção ao suicídio.

Já os atendidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Lagoa da Paixão também puderam conferir palestras sobre o tema, além de apresentações de balé e musical.