Quase um ano e meio após o incêndio de grandes proporções que o atingiu, o Monumento a Clériston Andrade, obra de Mário Cravo Jr. e localizada na Avenida Anita Garibaldi, será entregue completamente recuperado pela Prefeitura este mês, dentro da programação do aniversário de 466 anos de Salvador. A ação de requalificação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e executada pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) com apoio de órgãos como a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Limpurb e Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).

O trabalho de recuperação foi realizado de forma minuciosa, no sentido de preservar as características originais do monumento. A parte civil foi realizada pela Prefeitura e a artística da obra ficou sob a coordenação do próprio Mário Cravo Jr. Neste momento, está sendo finalizada a moldagem das duas calotas semi-esféricas com superfície em fibra de vidro, com diâmetro de 12m e espessuras que variam de 8 a 15mm. Também está sendo aplicada tonalidade à peça próxima à original, de quando o monumento foi instalado, em 1983.

Ainda estão previstas a recolocação de 12 figuras em placas individuais de latão, que fazem parte da peça artística, com processo de gravação química e aplicação de verniz antioxidante. A ação engloba ainda a recuperação e restauração da camada superficial da figura da cabeça de Clériston Andrade, que fica na lateral do monumento, assim como a revisão da parte civil da obra, composta por retirada do revestimento em mármore, assentamento do mármore novo, impermeabilização da laje da cobertura, estabilização do espelho d’água e recuperação urbanística do entorno.

Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, é um grande presente que Salvador poderia receber no mês do aniversário. “É um marco para a história da cidade. É uma obra belíssima, concebida por um artista importante como Mário Cravo Junior e um monumento fundamental para a capital baiana, que está sendo devolvido pela Prefeitura”, ressaltou.

História - O Monumento a Clériston Andrade possui 14 metros de altura e tem estrutura formada por materiais como alumínio, fibra de vidro, chapas de cobre, mármore e concreto. A obra foi lançada em 1983 em homenagem ao ex-prefeito de Salvador, Clériston Andrade, que morreu um ano antes vítima de um acidente de helicóptero durante campanha ao governo da Bahia. Em outubro de 2013, sofreu incêndio que atingiu fortemente a estrutura da peça.