Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) promove a Iª Exposição de Personalidades Negras Brasileiras, cujo tema é "História de Mulheres que Inspiram". A ação é realizada pelo comitê interno do órgão que integra o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).

A mostra interna prossegue até o dia 31 de agosto, de forma alternada, nas duas unidades da Sucop – Aquidabã e Morro dos Macacos. O objetivo é incentivar o reconhecimento social sobre o protagonismo de pessoas negras na história, nas mais diversas áreas.

Nesta primeira edição, a mostra traz nomes históricos e contemporâneos como Carolina Maria de Jesus, Maria Firmino dos Reis, Mãe Menininha do Gantois, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Suely Carneiro, Tia Ciata, Tereza de Benguela, Ruth de Souza e Antonieta de Barros.

O superintendente da Sucop, Orlando Castro, reafirma o compromisso do órgão em destacar a importância dessas mulheres e celebrar suas contribuições para a sociedade. “Todas as ações que visem combater o racismo têm apoio irrestrito. Pessoalmente, tenho um grande exemplo de inspiração: minha vó Estelita Fernandes Castro, mulher negra que viveu por 110 anos e contribuiu de forma inestimável para meu caráter”, explica.

Além da visitação, será sorteado um exemplar do livro "Pequeno Manual Antirracista", de Djamila Ribeiro. Na obra, a filósofa defende que o racismo é um desafio para toda a sociedade brasileira devido ao passado escravocrata que o país possui.

PCRI – Desenvolvido sob a coordenação da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) o Programa de Combate ao Racismo Institucional foi implementado pela Prefeitura para o combate ao racismo institucional e a promoção da igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. Através da iniciativa, são desenvolvidas atividades de natureza continuada com o objetivo de minimizar ações discriminatórias dentro do ambiente público, através de oficinas, palestras e seminários a fim de ampliar as discussões e reflexões sobre o racismo no seu ambiente interno.