A feira de São Joaquim é um dos locais que recebe, durante este sábado (27), ações de combate à Covid-19 promovidas pela Prefeitura no intuito de conscientizar os cidadãos para a importância das medidas sanitárias e de tentar conter a transmissão do novo coronavírus na cidade. As atividades também são realizadas em outros pontos de grande concentração de pessoas em Salvador, a exemplo da Rótula da Feirinha, em Cajazeiras X, Itapuã, Sete Portas e Paripe.

Nos locais, agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promovem desinfecção dos ambientes com a utilização de solução de hipoclorito de sódio e caminhão de pulverização. As atividades de desinfecção prosseguem no domingo (28). Também estão sendo distribuídas 5 mil máscaras para a população, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

Em cumprimento ao decreto municipal que estabelece medidas restritivas e proíbe o comércio informal neste fim de semana em Salvador, a Secretaria Municipal de Ordem Pública realiza a Operação Ronda Semop, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM). Quinze agentes da Diretoria de Serviços Públicos (Dsep) estão envolvidos na ação, que percorre locais como a Avenida San Martin, Largo do Tanque, Baixa do Fiscal, Uruguai, Mercado do Jardim Cruzeiro, Boa Viagem, Feira de São Joaquim, Avenida Sete, Avenida Joana Angélica, Mercado Dois de Julho e outros de grande movimentação e comércio.

Máscara – Ainda neste sábado (27), equipes da Guarda Civil Municipal começam a fiscalizar e monitorar o uso das máscaras no calçadão da Barra. São três postos de controle: um nas proximidades do Barra Center, outro no Farol da Barra e um terceiro na região do Porto. Não será permitido o acesso ao calçadão sem máscara.

A GCM também prosseguirá com a Operação Maré de Março, que vai fiscalizar a determinação municipal que proíbe o acesso às praias até o próximo dia 2. A atuação acontece no trecho que vai de São Tomé de Paripe até a Praia do Flamengo.

Cumprimento do decreto – Um efetivo com 120 profissionais, entre fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e policiais militares, está nas ruas para garantir o cumprimento das medidas restritivas neste fim de semana. O estabelecimento que for flagrado desrespeitando a determinação estará sujeito a medidas administrativas como interdição e cassação de alvará. Fiscais da Semop e agentes da GCM também dão suporte às operações.