Com o crescente número de casos de coronavírus em Salvador, a Prefeitura iniciou, nesta segunda-feira (22) as medidas regionalizadas complementares nos três bairros que lideram os casos da Covid-19 na cidade. Até a manhã de hoje, o número de positivados chegava a 3.124 na Pituba, 2.575 em Brotas e 2.356 em Itapuã. As ações prosseguem nestas localidades até o domingo (28).

O secretário de Cultura e Turismo (Secult) e, também, coordenador de ações de combate ao coronavírus, Fábio Mota, acompanhou na manhã desta segunda o trabalho na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. A iniciativa envolveu a fiscalização conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar. “Esperamos que as pessoas entendam que é uma ação a favor da vida” disse.

O diretor de Fiscalização da Sedur, Átila Brandão, afirmou que o órgão está nas ruas para conter a disseminação do vírus e fazer cumprir os decretos. “É uma força-tarefa grande, toda a Prefeitura está envolvida para conter o avanço dessa nova onda”, destacou. O diretor também reforçou o pedido de apoio do comércio dos bairros, para que não venham sofrer nenhum tipo de sanção por parte da Sedur. Ao todo, 60 agentes estão envolvidos na vistoria nas três localidades.

Preocupação – A família do jovem Pablo Leal, de 13 anos, esteve na Praça Ana Lúcia Magalhães para fazer o teste de detecção do vírus. Ele teve contato com uma pessoa que testou positivo e apresentava sintomas como dor de cabeça e dor no corpo. Depois que soube que a pessoa estava contaminada, toda a família se isolou até a realização do teste na manhã de hoje.

A representante comercial Milena Mendes também apresentou sintomas da Covid-19, como perda de olfato e coriza, e decidiu fazer o teste para se certificar. Para ela, a iniciativa da Prefeitura é fundamental e necessária para ajudar a população num momento em que há esse crescimento no número de casos.

Em Brotas, a testagem acontece no final de linha do bairro. Já em Itapuã, os testes são feitos na Prefeitura-Bairro da região, ao lado do Nacs Itapuã, na Avenida Dorival Caymmi.

Ações – Além dos testes rápidos, as ações regionalizadas complementares incluem distribuição de máscaras, medição de temperatura, higienização e lavagem de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, apoio às instituições que atendam idosos, crianças e pessoas portadoras de deficiência, localizadas nas áreas, além do atendimento do Cras Itinerante. Também envolvem restrição do horário de funcionamento do comércio nestes bairros, das 10h às 16h, com exceção das atividades consideradas essenciais.

Outros três bairros também contam com as ações regionalizadas, porém sem restrição no comércio. Na Boca do Rio e em Fazenda Grande do Retiro, os exames são realizados no fim de linha dos bairros. Já em Pernambués, a testagem acontece na Escola Municipal Hildete Bahia.