O Parque Lagoa dos Pássaros foi reaberto desde a última segunda-feira (28), mas a aposentada Ana Maria Rende, que mora há duas quadras do local, aproveitou a manhã desta sexta-feira (2) para “caminhar e jogar as toxinas fora”. “Antes eu tinha que ir à praia, agora com a Lagoa reaberta ficou mais fácil, quando preciso espairecer, é só descer”, contou.

Localizado no bairro do Stiep, em meio aos imóveis residenciais, as belezas naturais do Parque da Lagoa dos Pássaros se destacam pela extensa área de biodiversidade. As obras de requalificação no local aconteceram em 2,6 mil m² de área e contaram com investimento R$ 824.535,34.

O equipamento ganhou deques, espaço para contemplação, trilha em concreto, área para capoeira, parque infantil e academia. A estrutura dispõe ainda de espaço para piquenique próximo à lagoa, píer, paraciclos e estacionamento, que pode ser acessado pela Rua Arthur de Azevedo. Além disso, foi recuperada uma antiga edificação na área que foi transformada em um espaço de atividades ligadas à educação ambiental.

Morando há 14 anos no entorno da Lagoa, o autônomo Jorge Spínola comemorou a revitalização do espaço. “A preservação desse espaço é importantíssimo, não só pelo lazer, como pelo meio ambiente, a diminuição da poluição. Há uns 10 anos atrás eu fazia caminhadas, mas o lugar começou a ficar impróprio para circulação, se degradando e se tornou muito perigoso, aí deixei de vir. Agora, com a requalificação, retomamos nosso espaço, a pista foi ampliada, conseguimos reocupar e ter mais um atrativo, que continue sendo monitorado para manter tudo organizado”, avaliou.

Quem também aproveitou a manhã ensolarada desta sexta-feira foi o engenheiro Igor Souza com seu cachorro. Ele conta que, antes da reabertura do espaço, tinha que buscar alternativas distantes para sair com seu pet.

“Demorou para retornarmos o local, mas está maravilhoso, nem se compara ao que era antes. A lagoa estava abandonada, não inspirava segurança, ninguém passeava por aqui. Agora, depois da reforma, está fantástico. E o melhor é que, para vir aqui, não preciso pegar trânsito”, comemorou Souza.

Protocolos – A Prefeitura liberou a reabertura dos parques na última segunda-feira (28), com funcionamento de segunda a sexta, exceto feriados, das 6h às 17h. O uso de máscaras será obrigatório durante toda a permanência, inclusive na realização de atividade física.

Até o momento, não há delimitação de acesso de pessoas aos parques. Contudo, estão proibidas atividades que gerem aglomerações como piqueniques, rodas de conversa, visitas coletivas, shows e atividades esportivas em grupo. Permanecerão fechados os equipamentos de ginástica, parques infantis e anfiteatros.