Os moradores do conjunto habitacional Jardim Campo Verde, uma das localidades mais distantes em Salvador, nas imediações da estrada CIA/Aeroporto, passam a ter atendimento médico mais perto de casa a partir desta quinta-feira (27), com a Unidade de Saúde da Família (USF) do local. Construída pela Prefeitura, a estrutura – a 13ª entregue neste período de pandemia de Covid-19 – foi inaugurada pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Com investimento de R$1,2 milhão, sendo parte desses recursos fruto de emenda parlamentar, a estrutura de saúde vai acompanhar oito mil pessoas da região, dentre crianças, adolescentes, adultos e idosos. O serviço terá capacidade de realizar até 300 atendimentos por dia.

“A comunidade esperou mais de dez anos por ter essa unidade de atenção básica à saúde. Nesse período de pandemia, a Prefeitura acelerou ainda mais as obras com o objetivo de antecipar a conclusão desses novos postos de saúde da família. Assim, claro, permitir que, através da ampliação da atenção básica, fosse possível reforçar todo o sistema de assistência à saúde nesse período de enfrentamento ao coronavírus”, afirmou o prefeito.

A dona de casa Patrícia Gomes, 43 anos, reafirmou que é um sonho realizado. “Já estávamos esperando há muito tempo, inclusive sou uma das moradoras mais antigas e sempre, nas reuniões, pedia para que viesse um posto para nós. É bem-vindo porque a comunidade é carente. A gente tinha que caminhar mais de uma hora, ida e volta, para ter atendimento médico. Era muito cansativo, principalmente para quem tem criança ou é idoso. Só tenho a agradecer”, relatou.

Estrutura – Na USF Jardim Campo Verde estão disponíveis todos os serviços básicos de saúde à população, que envolvem consultas médicas, enfermagem e atendimento odontológico. Também serão oferecidos vacinação, curativos, coleta, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos, visitas domiciliares e cartão SUS, dentre outros serviços.

O atendimento será feito por duas equipes de Saúde da Família e outras duas de Saúde Bucal, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Os profissionais são médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais colaboradores.

O imóvel foi construído dentro das normas sanitárias e de acessibilidade e abriga seis consultórios no total, sendo dois deles odontológicos, além de farmácia, sala dos agentes comunitários de saúde, salas de coleta e exames laboratoriais, vacina, curativo, acolhimento, área administrativa e sala reunião, dentre outros ambientes. A unidade é 100% climatizada e equipada com mobiliários e equipamentos modernos e ergonômicos.

Cobertura - Este posto, juntamente com as duas equipes da vizinha USF Nova Esperança, cobrirá 100% da população dessa região da cidade onde existia um grande vazio assistencial em saúde. "O poder público deve estar perto de quem mais precisa. Esta é uma localidade de difícil acesso e a USF Jardim Campo Verde é um importante passo da gestão no cuidado daquilo que é o bem mais precioso, que é a vida das pessoas", afirmou o secretário Leo Prates.

Os pacientes poderão ter acesso aos programas básicos, tais como pré-natal, hipertensão, diabetes, planejamento familiar, tuberculose, hanseníase, crescimento e desenvolvimento infantil, tabagismo e acompanhamento médico exigido pelo Bolsa Família. A unidade vai integrar, ainda, o programa Salvador Protege, de acompanhamento remoto dos possíveis casos de coronavírus.

Com a USF Jardim Campo Verde, o Distrito Sanitário de Itapuã chega ao índice de 74,6% de cobertura da atenção básica. Em 2012, a cobertura era de apenas 15% – menor do que o registrado em toda a Salvador, que era de 18% e que, hoje, é de 56%.