O estágio é a oportunidade de experiência que os estudantes têm para o mercado de trabalho. Por meio dele, é possível estabelecer contatos e desenvolver aprendizagem prática para a futura área de atuação. Às vésperas da semana em que se comemora o Dia do Estagiário (18 de agosto), a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) ressalta que o município mantém um programa de estágio com 2.032 vagas para estudantes, 1.860 voltadas para o Ensino Superior e 172 para o Ensino Médio.

Foi justamente a partir de uma vaga de estágio na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) que Ana Paula dos Santos, de 36 anos, foi contratada pelo órgão após a formatura. Hoje, ela atua como assessora técnica no setor de gestão de pessoas e representa novos estagiários, acompanhando os trâmites para a contratação, prestando orientações e solicitando a prorrogação de contratos junto à Semge.

“Para mim, foi muito gratificante. Eu vim preparada para desempenhar bem a minha função como estagiária. O meu contrato durou um ano e seis meses e logo depois eu fui contratada. Eu aprendi muito e continuo aprendendo. Está sendo muito proveitoso”, conta.

Para os estudantes que estão começando a estagiar, Ana Paula dá algumas dicas. “É importante se dedicar, ser responsável e comprometido com a responsabilidade que lhe foi confiada e buscar sempre aprender com os colegas de trabalho”.

Oportunidade – Alane Cristina Carvalho, de 42 anos, também atua na área de Recursos Humanos, mas ainda como estagiária e lotada na Semge. A rotina diária envolve a contratação e convocação dos estudantes candidatos, além da análise e validação de documentos e renovação de contrato. Alane considera o Programa de Estágio da Prefeitura uma oportunidade valiosa que precisa ser abraçada para quem está começando a carreira.

Ela completa que o estágio agrega muito conhecimento, já que permite aplicar na prática o que é aprendido na faculdade. “É uma experiência muito boa, estava precisando disso. Estou confiante em terminar o estágio e conseguir uma vaga no mercado de trabalho, até mesmo por meio de concurso”, diz.

Seleção – As seleção para vagas de estágio da Prefeitura ocorre por meio de um edital de processo seletivo, recebimento de currículos e intermediação de mão de obra, feita pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Por conta da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de isolamento social, a Semge analisa novas formas de contratação dos estudantes e de desempenho das atividades.

Atualmente, 885 contratos com estagiários estão ativos na administração municipal. Estudantes interessados em novas vagas podem acompanhar o site e redes sociais da Prefeitura para conferir a divulgação de vagas.

Segundo a chefe do setor de Gestão de Estágio da Semge, Alessandra Conceição, se, por um lado, o programa da Prefeitura contempla diversos estudantes do Ensino Médio e Superior com uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, por outro, os estagiários oxigenam as ideias e a prática desenvolvida em órgãos e entidades da administração direta e indireta do município.

“É uma relação de ganha-ganha para estagiários, servidores e a Prefeitura. Ao conhecer o trabalho no setor público, muitos estagiários optam por ingressar nas carreiras por meio de concurso”, afirma.

Programa – A Prefeitura instituiu, em fevereiro deste ano, o programa Nossos Talentos, que direciona cargos comissionados da estrutura do município para ex-estagiários, tanto de nível médio como superior. A lei está em processo de regulamentação pela Semge e, ao todo, serão oferecidas 42 vagas, 21 para egressos do programa pelo Ensino Médio e 21 para recém-saídos do Ensino Superior.