Força-tarefa da Sedur inicia ações na segunda (10) pela manhã com atenção especial a bares e restaurantes

Agora é oficial. Já poderão reabrir na segunda-feira (10) as atividades incluídas na fase dois da retomada, que são: academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, bibliotecas, museus, galerias de arte, lanchonete, restaurantes e bares. Todos esses estabelecimentos, no entanto, precisam cumprir os protocolos amplamente divulgados pela Prefeitura. A fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) será rigorosa.

A força-tarefa da Sedur, que tem o apoio de outros órgãos, a exemplo da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar da Bahia (PM-BA), já entra em campo nesta segunda-feira, a partir das 11h. Um dos focos iniciais da ação serão os bares e restaurantes situados em locais onde o descumprimento às normas contra a pandemia têm sido mais frequentes.

Esses estabelecimentos poderão reabrir somente a partir das 12h, fechando obrigatoriamente às 23h, de segunda a domingo. É preciso haver afastamento de dois metros entre as mesas e um metro entre cadeiras de mesas diferentes. O máximo de pessoas permitido será de seis por mesa. O uso de máscaras será obrigatório, sendo liberado apenas no momento da refeição.

Além disso, fica proibida a realização de eventos. O cardápio deverá ser digital ou plastificado e higienizado a cada uso. O serviço de buffet, se houver, deverá contar obrigatoriamente com um funcionário servindo. Rodízios estarão proibidos. O atendimento via delivery e com retirada do balcão poderá seguir sem restrição de horário.

"A Sedur vai atuar com mais de 120 agentes para fiscalizar cada atividade econômica. Vamos agir em determinadas regiões da cidade com maiores probabilidades de descumprimento. Estaremos com a equipe a postos para atuar do início da manhã até a noite. Não havendo obediência aos protocolos, iremos interditar imediatamente o estabelecimento”, avisa o secretário da pasta, Sérgio Guanabara.

"Se chegamos à fase dois da retomada é porque, além de todas as outras ações e medidas da Prefeitura, a fiscalização da força-tarefa tem funcionado e conseguimos alcançar essa marca. Mas avisamos a todos os estabelecimentos que irão reabrir que cumpram rigorosamente os protocolos que foram acordados para evitar sanções", completa o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior.

Balanço - Desde o início da fase um da retomada, com a reabertura de shoppings, centros comerciais e grandes lojas de rua, a Sedur realizou mais de nove mil vistorias. A ação resultou na notificação de 28 estabelecimentos para adequação aos protocolos de funcionamento, incluindo os que foram interditados por realizarem serviços estéticos, atividade que só tem autorização para funcionar a partir de segunda (10).