0
0
0
s2sdefault

A Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) apresenta, nesta sexta-feira (13), o ranking das empresas mais reclamadas por consumidores na capital baiana em 2019. A apresentação do Cadastro de Reclamação Fundamentada será no auditório da Faculdade Uniceusa, na Avenida Jorge Amado, no Imbuí, às 8h30. Na oportunidade, também serão lançados o site da Codecon, com serviços aos cidadãos, e o novo Sistema de Fiscalização do órgão, ambos desenvolvidos pela Companhia de Governança Eletrônica do Município (Cogel).

 A diretora da Codecon, Roberta Caires, explica que apresentação do cadastro é uma exigência estabelecida pelo artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Dos mais de 14 mil atendimentos realizados pela Codecon no ano passado, 224 fornecedores entraram neste ranking”, disse a diretora. Na lista figuram bancos, financeiras, planos de saúde, companhias aéreas, de água e energia elétrica, faculdades e operadoras de telefonia.

 As reclamações mais recorrentes são cobrança indevida e abusiva, vício de qualidade do produto ou na prestação de serviço, o não fornecimento de documentos, como nota fiscal, e dano material ou pessoal decorrente do serviço prestado.

 Site de serviços – Por meio do novo site e do aplicativo da Codecon, os cidadãos poderão fazer denúncias online, sendo mais um canal para que busquem seus direitos, com a possibilidade de mandar fotos para compor e formalizar a denúncia. “Expandir o acesso do consumidor à Codecon é democratizar a Defesa do Consumidor em Salvador. Hoje, a Codecon vai aos bairros com o programa Codecon & Você, e o cidadão pode nos procurar pessoalmente, pelo aplicativo e ou pelo Fala Salvador 156”, diz Roberta Caires.

 A diretora salienta que o site é mais uma ferramenta de defesa para o consumidor, que não precisará ir até a sede para se informar e providenciar os documentos necessários, podendo resolver boa parte da demanda de forma remota. “Isso reflete não apenas na comodidade para o cidadão, mas também na aperfeiçoa nossa forma de atendê-los”, complementa.

 Além disso, na aba Cálculo, as pessoas terão acesso aos formulários de cálculo para preenchimento prévio, com as informações necessárias antes de irem ao órgão. Na aba Transparência, o consumidor terá acesso aos dados do balanço anual de ações do órgão, e o Cadastro de Reclamação Fundamentada, que tem o ranking das empresas mais denunciadas por consumidores.

 Fiscalização – O consumidor também contará, a partir desta sexta-feira (13), com uma Codecon mais moderna. Dentro do planejamento do Sistema Informatizado Integrado do órgão, a Codecon lança o primeiro módulo, o Sistema de Fiscalização 1. Técnicos da equipe administrativa do órgão, encarregados de alimentá-lo, passarão por treinamento a partir da próxima semana.

 Já teremos mais consistência nas informações de gestão, como o mapeamento das nossas ações rapidamente delimitado por bairros”, declara Roberta. O sistema, nessa primeira fase, permitirá ainda a emissão de relatórios para orientar o planejamento das ações da Codecon. Com os dados coletados, será dado tratamento focado em demandas específicas, com gestão das demandas e da equipe de trabalho.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...