A força e a superação das desigualdades sociais através do trabalho, da inovação e modernização dos processos e da proximidade com o público. Estes foram alguns temas que marcaram a trajetória de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração e ex-CEO da Magazine Luiza, e que foram abordados no 4º Encontro de Desenvolvimento de Lideranças de Alta Performance, promovido pela Prefeitura nesta terça-feira (19), no Hotel Deville, em Itapuã. A abertura foi feita pelo CEO da Brascoaching Treinamento e Desenvolvimento, Moisés Ribeiro, com a palestra “Lideranças Sustentáveis de Alta Performance”.

Em um auditório lotado e que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas, dentre outros gestores, Luiza Helena, considerada uma das maiores líderes empresariais do país, compartilhou com os dirigentes municipais a experiência em comandar o salto de inovação e crescimento da empresa. Ela, que disse acompanhar a situação de Salvador e que elogiou a evolução da cidade ocorrida nos últimos sete anos, mostrou ainda exemplos de inspiração que motivaram os funcionários da Magazine Luiza a ajudar a construir uma das maiores e mais conceituadas marcas do mercado nacional.

A empresária ressaltou que os servidores públicos devem estar atentos às transformações pela qual o mundo está passando, principalmente com a evolução da tecnologia digital, e que é necessário sempre buscar um propósito e uma motivação pessoal para atuar no ambiente de trabalho. “Você não é, você apenas está. A nossa imagem é construída por nós mesmos todos os dias. Hoje, os headhunters (caçadores de talentos) não buscam apenas competência técnica, mas também comportamento. Precisamos ter mais empatia, enxergar o outro como ele é e um líder deve estar atento a isso, pois o líder é aquele que leva as pessoas para mais longe”, foram alguns dos conselhos ministrados.

O prefeito ACM Neto lembrou que acompanha a trajetória de Luiza Helena Trajano desde o início dos anos 2000, através da participação em eventos empresariais, e que é uma pessoa que é modelo, espelho e inspiração também para os dirigentes municipais. “Desde ali, vi que ela participava de todos os debates, demonstrava um espírito de liderança e, aos poucos, foi ganhando espaço em meio aos homens e não estava ali apenas para ouvir os debates, mas sempre para levar a própria opinião de forma sincera, espontânea e verdadeira. Hoje ela tem 35 mil colaboradores em 1 mil lojas em todo o país e, hoje, em vez de ouvir, quem dá palestras é ela, e que serve como exemplo para quem está na vida pública, principalmente para as mulheres”, afirmou.

O secretário Thiago Dantas considerou o evento como uma grande confraternização de servidores e lembrou que a capacitação de servidores é parte integrante das ações do Planejamento Estratégico da Prefeitura. “De 2017 até o dia de hoje, 7 mil capacitações foram ofertadas, atingindo assim a meta para este ano e que é motivo de bastante alegria para todos”, afirmou o titular da Semge.