Em meio ao Dia do Servidor Público, celebrado nesta segunda-feira (28), quatro importantes obras de construção e requalificação realizadas pela Prefeitura de Salvador foram vistoriados durante toda a manhã pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis, de secretários e dirigentes de diversas pastas e demais autoridades. As intervenções acompanhadas foram o Caminho da Fé, no Dendezeiros; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Baixa, no Largo de Roma; a Rua do Curuzu, na região da Liberdade; e a Avenida Cônego Pereira, na área das Sete Portas.

“Aproveitamos o Dia do Servidor para vir às ruas. As obras seguem o cronograma esperado. O Caminho da Fé vai integrar o santuário da Santa Dulce ao do Bonfim, a UPA vai funcionar por 24h, atendendo à população da Cidade Baixa. No Curuzu, a urbanização vai dar uma nova dinâmica ao bairro tão tradicional, trazendo ainda mais cultura, beleza, força e energia. Já a Cônego Pereira é uma das principais vias integradoras de Salvador e recebe obras estruturantes importantes”, resumiu.

A observação teve início no Caminho da Fé, percurso da Avenida Dendezeiros que vai integrar a Basílica do Bonfim ao Santuário de Irmã Dulce. As melhorias ocorrem em um percurso de 1,1 quilômetro. Com cerca de 30% de execução concluída, as obras de reurbanização do local devem ser entregues em janeiro, contemplando serviços de macrodrenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo.

O projeto prioriza o pedestre, portanto, os passeios estão sendo ampliados para cerca de cinco e três metros nos lados esquerdo e direito da avenida, respectivamente, sentido Bonfim. Ao longo da via, haverá nove faixas para travessia, todas no nível da pista, com rebaixamento de calçada para acessibilidade. No local, estão sendo instaladas valas subterrâneas para passagem da fiação da rede elétrica e de telecomunicações, suprimindo as fiações aéreas acima do passeio. O percurso receberá nova iluminação, marcos religiosos e plantio de árvores.

UPA Cidade Baixa – O segundo local vistoriado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Baixa, já conta com 35% de andamento concluído. Com as estruturas já levantadas, o equipamento passa por serviços internos e externos e deve ser entregue à população em maio.

A unidade tornou-se um grande desejo dos moradores, diante do fechamento da UPA de Roma pelo governo estadual. O local terá capacidade para atender a 450 pessoas diariamente com serviços de urgência e emergência prestados por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por médicos clínicos; pediatras; ortopedistas; odontologista; enfermeiros; assistentes sociais; nutricionistas; farmacêutico; e profissionais que prestam apoio diagnóstico.

A UPA contará com 26 leitos e seis consultórios médicos, um consultório odontológico, laboratório, central de material esterilizado, sala de classificação de risco, sala de reanimação, observação adulto (masculino e feminino) e pediátrica. Além disso, terá também recepção, salas de espera, áreas administrativas, vestiários, depósito de material de limpeza e almoxarifado. Haverá ainda duas salas de inaloterapia adulto e pediátrico, duas de administração de medicamentos adulto e pediátrico, além de espaços de raio-X, eletrocardiograma, sala de pequenos procedimentos, serviço social, farmácia satélite, laboratório e almoxarifado. O investimento total para a UPA Cidade Baixa, incluindo desapropriação, construção e equipamentos, é de R$10 milhões.

Curuzu – No Curuzu, as obras orçadas em R$ 6,8 milhões visam promover melhorias urbanísticas e de mobilidade, além de valorizar a história e a cultura do bairro e dos mais de 20 mil habitantes. A rua de 1,1 km passa por uma valorização cultural que inclui a implantação de piso intertravado nas cores predominantes do Ilê Aiyê: vermelho e amarelo.

Além disso, estão previstas a implantação de parque infantil, espaços de convivência, paisagismo e mobiliário urbano. Assim como na Avenida Dendezeiros, toda a fiação das empresas de telecomunicação e parte da rede de energia da Coelba será subterrânea.

Sete Portas – A última obra a ser visitada foi a da Rua Cônego Pereira (Sete Portas) que passa por uma urbanização radical e chega a 40% de conclusão das intervenções. Dentre as melhorias, que abrangem 1,6km de via, estão a micro e macrodrenagem de 700m de canal, que será coberto no trecho entre o viaduto da Via Expressa e as proximidades do Mercado de Sete Portas. Essas medidas vão acabar com os alagamentos no local no período de chuva.

Parte do passeio da rua já foi alargado e recebeu rampas de acessibilidade. No local serão implantadas ciclovias, ciclofaixas, novo canteiro central em granito e nova pavimentação, além de baias para os pontos de ônibus, imobiliário urbano e iluminação em LED. A previsão é de que a obra seja totalmente concluída em março do próximo ano.