A Feira Criativa, promovida pela Prefeitura neste fim de semana, no Comércio, também foi palco de ação de conscientização das famílias para o combate ao trabalho infantil. A ação especial foi realizada no sábado (12) pela equipe do Serviço Especializado da Abordagem Social (Seas), vinculado à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

Entre uma brincadeira e outra, foram distribuídos materiais educativos. Além disso, a equipe de abordagem, composta por uma psicóloga e três educadores sociais, fez um trabalho de monitoramento na festa, com identificação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos.

Para a psicóloga do Seas, Flávia Nunes, diante das ações contínuas para garantia dos direitos da criança e adolescente, já é possível perceber que o trabalho tem surtido efeito. "Em uma festa grande como essa, não ter nenhuma situação de trabalho infantil só reforça e reflete a importância das ações que vem sendo realizadas pela Sempre", comemora.

Avaliação - Enquanto trabalhava, o vendedor de picolé, Edvaldo Santos, 53 anos, contava os minutos para suas netinhas chegarem ao local. “Criança e trabalho não combinam. Elas estão chegando para brincar muito", refletiu.

Analista de mercado financeiro e mãe do pequeno Henri, de três anos, Thaíse Luz afirmou que iniciativas como essa reforçam o papel transformador das políticas públicas. "O combate ao trabalho infantil é amplo e, quando percebemos que ele está sendo intensificado, demonstra o quanto os órgãos municipais são capazes de contribuir para melhoria de vida das nossas crianças", destacou.

De acordo com o educador social Amarildo Santana, “é gratificante observar e perceber que as criançada está na sua verdadeira função, que é brincar”. Quando é identificada alguma situação de trabalho infantil, é feito o encaminhamento para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).