A Semana do Clima, que começou hoje (19) no Salvador Hall (Paralela), terá zero emissão de carbono. Um termo de compromisso com esse objetivo foi assinado pelo prefeito ACM Neto e pelo presidente do Grupo Solví, Celso Pedroso. Além disso, as partes se comprometem a realizar o plantio de 470 mudas de árvores na capital baiana.

O documento garante a neutralização de 100% do CO2 emitido no evento por meio de créditos de carbono gerados a partir do tratamento do biogás do aterro metropolitano, operado pela Battre, ligada ao Grupo Solví. Vale frisar que a capital baiana é a primeira cidade no mundo a conseguir o registro pela ONU para a emissão de crédito de carbono com engenharia em aterros sanitários.

Os créditos são obtidos a partir da transformação dos resíduos em biogás - trabalho desenvolvido no aterro sanitário municipal. O aterro já mitigou 8 milhões de toneladas CO2 equivalentes. Com os esforços municipais voltados para redução dos impactos ambientais, a Prefeitura destina adequadamente todo o resíduo produzido na capital baiana.

Despoluição - A partir da queima do biogás, a empresa obtém crédito de carbono e energia elétrica. Os créditos são utilizados para neutralizar as emissões dos gases causadores do efeito estufa como os gerados durante o evento. Em paralelo a isso, ocorre a geração de energia, que é injetada no sistema elétrico nacional, a partir da Coelba.

O resultado desta operação deve ocorrer em até 30 dias após o fim do evento, com base nas informações repassadas pela Prefeitura, a ONU e demais agentes envolvidos no evento. As informações serão auditadas para obtenção da dimensão desta neutralização. Todo esse impacto será mitigado a partir dos créditos gerados por Salvador ao longo dos anos.

"Temos total consciência da importância de cuidar e preservar o meio ambiente, construindo a melhor relação possível com a sociedade. Por isso nos comprometemos a neutralizar todas as emissões de carbono deste evento, com os créditos gerados pela Battre", destaca Celso Pedroso, presidente do Grupo Solvi.

Energia - Cerca de 65% dos resíduos produzidos pela cidade que chegam às unidades de coleta e limpeza são direcionados para estação de transbordo, localizada em Canabrava. Quando este material chega ao aterro, no CIA, ele passa pelo processo para que posteriormente possa ser gerado o biogás. O fluxo é continuo e à medida que a produção de resíduos passa pelo processo a extração do biogás ocorre para a geração de energia.

Para tornar a geração de energia uma realidade, Salvador possui uma usina termelétrica movida ao biogás localizada no aterro sanitário, a primeira do Nordeste, chamada Termoverde Salvador. Nela, são gerados em média 10.000 MWh/mês, energia suficiente para abastecer a demanda de cerca de 200 mil habitantes.