Alunos da Escola Municipal Lélis Piedade, em Cosme de Farias, participaram hoje (1º) do Aulão de Revisão para a Prova Brasil. A iniciativa é promovida pela escola, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed). A ação mobilizou todo o corpo docente da unidade, com o objetivo incentivar a participação dos estudantes na avaliação. A dinâmica aconteceu das 8h às 17h e contou com exercícios pedagógicos, aulas de dança, alongamento, lanche e almoço, além da apresentação de filmes de curta duração, durante os intervalos.

Sonhando em se tornar professor de Língua Portuguesa, Marcos Antônio, 11 anos, diz estar ansioso e pronto para aplicar na prova todos os conhecimentos aprendidos em sala de aula. “Eu acho que vou me sair bem na avaliação. Estamos nos preparando há muito tempo e isso me passa confiança. A ideia do "aulão" foi bem legal, porque tivemos a oportunidade de tirar dúvidas e aprender mais, além de descontrair o dia nos intervalos com aulas de dança e alongamento”, afirma.

“O nosso objetivo foi motivar os alunos, além de passar segurança para que possam realizar a prova. É importante que eles se sintam confiantes. A nossa preparação começou no inicio ano e, desde então, estamos trabalhando todos os assuntos e temas que eles tenham dificuldades, além de esclarecer dúvidas. O 'aulão' é uma atividade dinâmica para reforçar”, afirma Rejane Sacramento, diretora da Escola Municipal Lélis Piedade.

“É importante está debatendo e discutindo os assuntos com eles, para que na hora da prova, saibam identificar e interpretar as questões. Ao longo do ano, várias atividades são realizadas para prepará-los, como por exemplo, ciclos de leitura, onde os alunos levam livros para casa e retornam para debater o conteúdo em sala, visando a ampliação do vocabulário e buscando se tornar leitores eficientes”, afirma Maria das Graças Pereira, professora da Escola Municipal Lélis Piedade.

“A Prova Brasil é muito importante para a Rede Municipal, pois com os dados extraídos dessa avaliação temos um diagnóstico da nossa rede, identificando pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados, aperfeiçoando assim a qualidade da educação municipal. A divulgação desses dados e índices também possibilita que a  sociedade acompanhe a qualidade do ensino da educação pública, bem como as políticas públicas implementadas pelo município”, frisa o secretário municipal de Educação, Bruno Barral.

Avaliação – Prevista para acontecer entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro, a Prova Brasil é uma avaliação diagnóstica em larga escala desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Alunos do 5° e do 9º ano do Ensino Fundamental responderão a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura; e Matemática, com foco na resolução de problemas.

O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Os resultados das avaliações, que fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2019.