A comemoração do Dois de Julho, maior evento cívico do estado para celebrar a Independência da Bahia, vai contar com um esquema especial da Prefeitura, com o trabalho articulado de diferentes órgãos municipais, a exemplo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal, Limpurb e Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). Todos vão atuar para garantir o bom andamento das comemorações da data que é uma das mais festejadas pelos soteropolitanos. Veja a seguir quais serviços estarão disponíveis para a população.

Saúde

Duas ambulâncias do serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) serão disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atender ao público. Elas ficarão localizadas na Lapinha e no Carmo, pontos estratégicos que permitirão seu rápido deslocamento, caso seja necessário. Nos demais pontos da cidade, as unidades de pronto atendimento (PAs e UPAs) vão funcionar normalmente.

Transalvador

O órgão vai atuar no ordenamento do trânsito para assegurar que o desfile transcorra com tranquilidade. Das 7h às 18h, do dia 1º de julho, estará proibido o estacionamento e circulação de veículos na Rua Oito de Novembro - Pirajá (proximidades do Largo do Panteon). No dia 2, o tráfego fica interrompido a partir da meia-noite em toda extensão do primeiro trecho do desfile, entre o Largo da Lapinha e a Praça Municipal. A partir das 14h, os veículos não poderão circular entre a Praça Municipal e o Campo Grande, por onde passará a segunda parte do cortejo. As vias serão liberadas, paulatinamente, a partir da dispersão do público e da conclusão do trabalho de limpeza por parte da Limpurb.

Limpurb

A empresa vai funcionar com agentes, antes e depois do evento, para garantir a limpeza em todo trajeto do desfile. O serviço começa no dia 1º, terça-feira, com 101 agentes trabalhando em dois turnos: das 11h às 18h e das 20h até as 6h do dia seguinte. Em 2 de julho, 164 funcionários vão fazer serviços de varrição, catação e coleta de lixo, durante o dia. As equipes vão contar com suporte de três compactadores, um caminhão MUK, seis caminhões e três veículos de apoio. À noite, a limpeza das ruas será feita por 66 agentes e quatro compactadores, quatro caminhões comuns, quatro caminhões-pipa e dois veículos de varrição mecânica. A Limpurb também vai garantir a instalação e funcionamento de 93 sanitários químicos que ficarão situados entre a Lapinha e o Largo do Campo Grande, sendo 55 femininos, 30 masculinos e oito infantis.

Sucop

A Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) faz uma série de intervenções preventivas nos dias que acontecem o evento. Entre esses serviços, estão poda de árvores, no trajeto do desfile, limpeza da drenagem nas áreas próximas à passagem do cortejo, além de serviço de carpintaria, com a construção do carro do Caboclo e da Cabocla.

Semop

Os agentes da secretaria vão tralhar no ordenamento e fiscalização dos ambulantes. Com base na legislação municipal, não é permitida a comercialização de bebidas em garrafas de vidro ou de alimentos como espetinhos. Também está proibida a venda de bebidas artesanais, do tipo conhecidas como capeta e príncipe maluco.

Sucom

Durante as comemorações do Dois de Julho, a Superintendência de Controle do Uso e do Ordenamento do Solo do Município (Sucom) vai fazer a fiscalização da poluição visual, da poluição sonora e no combate à publicidade irregular. Nos eventos públicos não é permitido o uso de placas, blimps ou faixas de publicidade. A Sucom também vai ficar atenta à venda irregular de bebidas e alimentos por estabelecimentos não licenciados para esse tipo de serviço.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal começa a trabalhar nos festejos de Dois de Julho desde o dia 1º, terça-feira, com a chegada do Fogo Simbólico em Pirajá. No dia 2, 127 agentes vão participar da festa, desfilando e trabalhando na proteção ao patrimônio público e prevenção à segurança. Eles estarão presentes no Campo Grande e vão acompanhar todo o trajeto do desfile, com parte dos agentes estrategicamente posicionados próximos aos carros do Caboclo e da Cabocla.

Codesal

A Defesa Civil vem realizando vistorias ao longo do circuito da festa, observando possíveis pontos de risco na fiação ou em estrutura como muros, marquises ou pisos danificados. Foi encontrado problema na fiação de energia e telefonia, que estava muito baixa no trecho por onde passará o cortejo. O relatório foi encaminhado para os órgãos e empresas concessionárias para que os problemas sejam solucionados. Uma nova vistoria será realizada antes do evento para verificar se os problemas foram solucionados.