O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), ofertou 5.296 de empregos através do sistema, entre os meses de janeiro a junho de 2019. O setor de serviços, em especial as empresas de call center, foi o grande demandante por vagas em Salvador.

Segundo o diretor municipal do Trabalho, Magno Felzemburgh, os números mostram o esforço do órgão na atração de oferta de empregos. “Com o Carnaval e o São João, em especial também a Copa América, tivemos registro elevado na movimentação por contratação neste primeiro semestre”, cita.

Felzemburgh acredita que o número de vagas continuará a ser elevado no segundo semestre. Isso porque há expectativa em relação à realização de novas obras na cidade, o que vai impactar positivamente na geração de novas vagas para contratação.

“Está prevista a construção de um hospital privado, na região da Vasco da Gama, sendo as obras iniciadas assim que sair a liberação do alvará. A previsão é de que, pelo menos, sejam geradas 400 vagas nessa construção. Também teremos duas grandes redes de supermercado inaugurando lojas e toda a mão-de-obra será captada pelo SIMM”, avisa.

Qualificação – Segundo o diretor do Trabalho da Semtel, a Prefeitura lançará no segundo semestre o programa Qualifica Salvador, voltado para a capacitação profissional do trabalhador. A qualificação da mão-de-obra será feita em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).