Com a realização das festas populares e o aumento do número de pessoas nas ruas, a Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), vem intensificando a poda de árvores na cidade. A ação tem como intuito a retirada de galhos já apodrecidos e melhoria da estética da vegetação, visando também reduzir risco de acidentes por conta dos ventos e chuvas.

O trabalho do Setor de Áreas Verdes da Seman é realizado em parceria com a Superintendência Municipal de Conservação e Manutenção de Obras Públicas (Sucop). Na manhã desta sexta-feira (16), os agentes concentraram o trabalho nas árvores localizadasz nos bairros de Campo Grande, Barra, Cabula e Federação, que estavam oferecendo risco à população.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seman, Wellison Quadros, a poda regular é necessária para aumentar a segurança e melhorar o aspecto da cidade. Além disso, favorece a brotação de novas galhos com coloração mais viva, que realizam a fotossíntese com mais eficiência e auxiliam melhor na ventilação e iluminação. “Trabalhamos 24 horas com podas o ano todo. Nas áreas de trânsito intenso, a poda é realizada no período da noite”, salientou.

Como parte das ações o setor de áreas verdes do órgão atua na poda de árvores, corte de grama em áreas tratadas e paisagismo. Caso a população detecte qualquer perigo, uma vistoria pode ser solicitada através do telefone 156 e através do Portal Fala Salvador: www.falasalvador.ba.gov.br.

Moradora da Barra, a dona de casa Edilene Joana de Freitas ressalta a necessidade da ação. “Eu acho muito importante esses trabalhos de poda que a Prefeitura oferece, diante de tantas situações de árvores caindo que temos visto na TV ultimamente”, aponta. O porteiro Ivan Santos, que trabalha na Barra e aprecia a vista do Cristo, concorda. “Eu acho que esse é um serviço essencial para a população que aprecia as tardes no Cristo, pois traz sensação de segurança e embeleza mais ainda este ponto turístico”.