A Prefeitura, em um trabalho conjunto entre a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), realiza uma série de serviços de manutenção e limpeza durante todo o percurso do tradicional cortejo do Dois de Julho, do Largo da Lapinha até o Campo Grande.

Com objetivo de reforçar as ações de limpeza e organização dos espaços para atender a população que estará presente nessa festa simbólica, são realizados pela Seman serviços como a revisão dos dispositivos da rede de drenagem, dos pavimentos públicos, como passeios em concreto, paralelepípedos e intertravados, manutenção da malha viária através da Operação Tapa-Buraco e a poda das árvores do trajeto.

Estruturas e prédios públicos pertinentes ao festejo, como o Panteão (Pantheon) de Pirajá e o da Lapinha, estão sendo pintados, além da montagem das estruturas dos carros da Cabocla e do Caboclo e os caramanchões da Praça Municipal, no Campo Grande.

Já as equipes da Limpurb realizam serviços de roçagem, capinação, retirada de terra, pintura de meio fio e remoção de entulhos. Hoje (01), uma equipe formada por 50 agentes que atuam em regime de revezamento de 0h até as 7h30 e das 5h às 12h30 realizam serviços de varrição manual e catação nos bairros da Lapinha, Soledade, Queimadinho, Via Expressa, Barbalho e Pelourinho. A equipe conta com dois caminhões que serão utilizados para a coleta dos resíduos.

Programação - Hoje (01), os atos comemorativos começam às 16h, com a chegada do fogo simbólico ao bairro de Pirajá. No mesmo horário, haverá o acendimento da Pira, no Largo de Pirajá, o hasteamento das bandeiras por autoridades e a colocação de flores no túmulo do General Labatut.

Nesta terça (02), ápice das comemorações, uma alvorada com queima de fogos na Lapinha, às 6h, abre a programação da data. Às 8h30, acontece o hasteamento das bandeiras por autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil. Após isso, tem início o cortejo cívico. O prefeito ACM Neto estará presente.