Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem (5), a Escolab Coutos realizou na tarde desta quinta-feira (6) uma programação intensa de atividades para reforçar com os alunos a importância de cuidar do planeta. A ação reuniu mais de 40 crianças que cursam do 1º ao 5º ano para uma tarde de autógrafos e roda de conversa com o criador da revista Turminha Sustentável, além de uma apresentação e batalha de hip-hop com o coletivo São Caetano Resistência.

Thauan Bacelar dos Santos, 11 anos, cursa o 4º ano na Escola Municipal de Paripe e participa das atividades de contraturno no Escolab. Para ele foi uma grande surpresa a participação do grupo de hip-hop na escola. “Eu achei muito legal essa apresentação porque meu sonho é ser um MC. Essa foi a primeira vez que eu participei de uma batalha e eu gosto porque a gente fala coisas sobre o mundo, que são importantes para todos. A história em quadrinho mesmo fala da importância da gente cuidar do nosso mundo e de envolver todos nisso”, contou Thauan.

A HQ Turminha Sustentável pretende trabalhar as temáticas ambientais e sociais de uma forma mais descontraída. A edição autografada hoje para os alunos é a terceira lançada pela Prefeitura e tem como tema a Mata Atlântica. Para o criador da história em quadrinho, William Leão, as revistas transmitem conhecimentos importantes além de estimularem novos hábitos nas crianças. “Sempre que tenho oportunidade de estar nas escolas faço questão desse momento. A criançada sempre se anima e é uma atitude que incentiva a leitura. Além disso, eles sempre se interessam pela parte da criação das histórias em quadrinho então a gente sempre bate um papo sobre as etapas de construção da revista”, afirmou.

A diretora da Escolab, Cassia Góes, explicou que a atividade proposta foi além da abordagem sobre a temática do zelo pelo meio ambiente. A proposta é que as crianças adquiram uma visão de colaboração e integração na vida em comunidade. “Este momento representa a união com expressões culturais e ideias de preservação da natureza. Tentamos passar uma ideia da importância da preservação do meio ambiente mas também juntando a ancestralidade, música, poesia em uma movimentação que permeia a integração. Mostramos que só sobrevive quem tem um convívio em comunidade”, detalhou.

Atualmente, a Escolab em Coutos conta com 200 alunos distribuídos nos turnos vespertino e matutino e que realizam atividades no contraturno da escola regular. As crianças contempladas para estudar no local vêm de oito escolas da região do Subúrbio Ferroviário. As instituições de ensino são as escolas municipais Oito de Maio, Alto de Coutos, Francisco Sande, Colina do Mar, Paripe, Dom Pedro I, Fernando Presídio e Presidente Médici.