A partir desta quinta-feira (6), a Avenida Edgard Santos, uma das principais vias de tráfego da cidade, vai passar por intervenções promovidas pela Prefeitura para a melhoria da infraestrutura e mobilidade na região de Narandiba e adjacências. A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada no local pelo prefeito ACM Neto, acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores municipais, vereadores e comunidade.

O prefeito destacou que o motivo principal para a intervenção na avenida é promover uma solução de mobilidade para a região, melhorando as condições de tráfego. “Aqui é uma via muito movimentada, pois faz a integração entre a Avenida Paralela com bairros muito populosos como Narandiba, Doron, Cabula e Tancredo Neves, que possuem forte característica residencial e comercial. Essas intervenções vão ter um impacto direto para melhorar o trânsito e a qualidade de vida das pessoas. Além disso, vamos também fazer essa intervenção importante na rotatória, urbanizando, dando melhor aspecto visual e preservando a presença de ambulantes e feirantes”, relatou ACM Neto.

Trânsito – Com investimento na ordem de R$4 milhões, a previsão é de que as obras sejam concluídas em cinco meses e fazem parte de um conjunto de intervenções para melhorar a mobilidade nos bairros de Salvador, conforme informou o vice-prefeito e secretário Bruno Reis.

De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, para atender ao volume de tráfego intensificado pela estação de metrô, será criada mais uma faixa de trânsito entre o viaduto de Narandiba e o acesso ao Doron, com a redução do canteiro central. Em frente à Coelba, será criado um outro ponto de ônibus com baia para abrigar melhor os usuários de ônibus, assim como instalação de semáforo e faixa para passagem de pedestres.

Atendendo a solicitações antigas da comunidade local, também será criado um novo acesso ao Doron pela Edgard Santos, nas proximidades do condomínio Solar do Parque, sem a necessidade de passar pela rotatória de Narandiba, também conhecida como rotatória do Juliano Moreira. Nessa rotatória, será feita a ampliação dos pontos de ônibus, construção de novas baias, criação de travessia segura de pedestres com a implantação de uma faixa elevada e a ampliação com organização dos estacionamentos públicos.

Requalificação asfáltica e lazer – O vice-prefeito e titular da Seinfra informou ainda que será promovida a requalificação da quadra de esportes e a instalação de equipamentos públicos de ginástica e lazer, assim como o reordenamento dos comerciantes que atual no local. A lista de melhorias contempla, ainda, a requalificação asfáltica dos cerca de 5km da Avenida Edgard Santos.

A farmacêutica Solange Santana Filha, que há 30 anos trabalha no Hospital Juliano Moreira e faz trabalhos comunitários em Narandiba, afirmou que a intervenção municipal chegou em boa hora. “Aqui é uma comunidade que precisa muito de ações de melhoria. Inclusive, já aproveitei para pedir a limpeza do canal e a colocação de uma geomanta em uma rua próxima daqui. Vai ser uma coisa maravilhosa essa obra, pois eu já cheguei a pegar congestionamento de uma hora e meia em um pedacinho de percurso para chegar ao hospital. Tô pensando até em não me aposentar para aproveitar um pouquinho essa melhoria. Espero também que as pessoas possam ajudar a conservar a praça”, declarou, sorridente.