Há pelo menos 30 anos, os moradores da Rua José Marins Pinto, mais conhecido como Beco do Cirilo, na Estrada da Rainha, viviam angustiados a cada chuva que caía em Salvador. A realidade mudou a partir da contenção da encosta construída pela Prefeitura na localidade, e que foi entregue pelo prefeito ACM Neto neste sábado (30), dentro das comemorações pelo aniversário de 470 anos de Salvador.

O prefeito relembrou o longo processo para a realização da obra, desde erros no projeto provocado por antigas gestões, até a demora na liberação dos recursos pelo governo federal. "O momento de maior preocupação da Prefeitura é com o período chuvoso. Conhecemos de perto a realidade das pessoas que vivem perto de encostas e não conseguem dormir direito quando chove. Por isso, foi tomada a realização de fazer essa obra, tão importante para o moradores do Beco do Cirilo, que sofriam com os deslizamentos da encosta há anos", relatou ACM Neto.

De acordo com o vice-prefeito Bruno Reis, também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a obra teve investimento de cerca de R$1,3 milhão e foi dividida em três etapas e com utilização da técnica de solo grampeado em uma área total de 1.077 m². "É um grande presente para os moradores e para a cidade, que comemora os 470 anos", afirmou Reis.

O sentimento de alívio e agradecimento está presente em moradores como Romilson Almeida, 48 anos. Ele, que é presidente da Associação de Moradores do Beco do Cirilo e mora na localidade desde os de anos de idade, relatou a transformação promovida pela obra. "As pessoas não dormiam, os moradores tinham que ir à Codesal pegar lona, sair correndo da lama. Agora a gente vê a alegria do povo, que está dormindo até demais (risos), por estar mais tranquilo", salientou.

Outras encostas - No total, seis encostas serão entregues pela Prefeitura, dentro da programação dos 470 anos da capital baiana. Ontem (29), data da fundação de Salvador, foi entregue a encosta da Rua José Sales, na Fazenda Grande do Retiro.

Nos próximos dias, a Prefeitura entregará também as contenções das encostas localizadas nas ruas Henrique Marques e do Ocidente, ambas situadas na comunidade do Marotinho; na Rua Bom Juá, localizada às margens da BR-324; e na Rua Candinho Fernandes, na Fazenda Grande do Retiro.

Desde 2013, a gestão municipal realizou 59 obras de contenção em diferentes áreas da cidade, totalizando R$ 70.387 milhões em investimentos.