Em mais uma tentativa da Prefeitura para facilitar a comunicação integrada entre diferentes órgãos da comunicação de Salvador, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) realizou um treinamento com supervisores das dez Prefeituras-bairro da cidade, na sede de sua Diretoria, na última semana. O curso teve como objetivo evitar ruídos de comunicação entre atendentes da Ouvidoria e Prefeituras-Bairro.

"Esse treinamento faz parte de nossas metas de manter a excelência na qualidade do atendimento", afirma a coordenadora de Atendimento ao Cidadão da OGM, Flávia Ribeiro. A coordenadora ainda explica que essa padronização no atendimento evita erros e contradições, como diferentes orientações para o mesmo tipo de serviço; complexidade no texto lido para o cidadão; ou ainda erros ortográficos.

Esse treinamento integra o esforço para a comunicação institucional, estabelecida através do programa Fala Salvador, ser eficaz. A intenção do projeto é ampliar, padronizar e melhorar os mecanismos de acesso para o cidadão aos serviços da Prefeitura, através da Central de Atendimento Disque Salvador 156, Prefeituras-Bairro (atendimento presencial), Sistema Municipal de Ouvidorias (atendimento presencial nos Órgãos através dos ouvidores setoriais) e os Serviços de Atendimento ao Cidadão dos próprios órgãos (Sefaz, Sedur, etc).

Sem ruídos - Esse primeiro treinamento foi direcionado para os supervisores das Prefeituras-Bairro. Luciana Diliz, responsável pela unidade Barra/Pituba, acredita que a padronização influencia de forma positiva e direta o atendimento ao cidadão. "É muito importante. Isso evita conflitos com os cidadãos, não fica um atendente falando uma coisa, enquanto outro diz outra", explica.

Luciana também acredita que a padronização traz segurança para os servidores das Prefeituras-bairro, em relação ao o que é dito pelos cidadãos. "Alguns vêm até a gente alegando que foram orientados pelo colega sobre algo que, às vezes, não é função dele. Para sabermos se é verdade, agora poderemos provar que a orientação dada não foi aquela, por causa da padronização", exemplifica.