O número de mortes por acidente de trânsito caiu 37% na capital baiana nos dois anos da nova gestão da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).
O número de mortes por acidente de trânsito caiu 37% na capital baiana nos dois anos da nova gestão da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). Em 2014, foram 156 mortes, conforme registro do Setor de Estatística e Acidentologia do órgão, contra 249 vidas perdidas em 2012. O total apresentado envolve todos os tipos de acidentes de trânsito, desde colisões entre veículos a atropelamento.
De acordo com Fabrizzio Muller, superintendente, a redução vem acontecendo gradualmente, já que, no ano passado, foram 221 mortes registradas, registrando queda de 11% em relação ao ano anterior. “O foco da nova gestão é preservar vidas e os dados apresentados provam que a política adotada está correta”, disse.
O resultado positivo é reflexo de uma gestão pautada na fiscalização sistemática de infrações, no amplo trabalho de sinalização vertical e horizontal das vias e, também, na intolerância à desobediência aos limites de velocidade e à embriaguez ao volante. “As blitzen de alcoolemia são diárias”, lembrou o superintendente.
Campanhas regulares de conscientização da população e de educação para o trânsito também contribuem com os avanços. Fabrizzio Muller citou como ações importantes as campanhas e operações para redução de mortes no trânsito com foco no pedestre. “Em geral, os pedestres são as maiores vítimas de um trânsito violento. Conseguimos passar de 708 atropelamentos, em 2012, para 575, em 2014”, lembrou.
A redução mais expressiva se deu nos casos de colisões e choques, as famosas “batidas”. A estatística aponta 189 mortes registradas em 2012, contra 115, em 2014. A queda foi de 40%. “Sem dúvida o controle rígido da velocidade, por meio de fotossensores, e a operação Lei Seca são importantes aliados no combate a estas mortes”, esclareceu o superintendente.
Lei Seca - A Transalvador ampliou em 40% o número de abordagens a condutores em blitzen de alcoolemia na cidade, comparando os anos de 2014 e 2012. Em 2014, foram 33.115 condutores abordados, quando em 2013 este número foi de 26.862, dado maior que o registrado em 2012, gestão anterior, quando se submeteram à fiscalização 19.217 condutores. Ao todo, em 2014, foram emitidos 4.973 autos de infração com base na Lei Seca, por recusa a realizar o teste do bafômetro e por consumo de álcool até o limite de 0,29mg/litro de ar expelido. Em 2013, foram 2.604 autuações contra 1.308, em 2012.
Fiscalização eletrônica - O número de equipamentos eletrônicos instalados, conhecidos como fotossensores e radares, foi ampliado: 50 novos equipamentos estão instalados. Até o final do 1o semestre de 2015, 326 equipamentos irão monitorar 504 faixas de trânsito em 65 logradouros. “Estudos comprovam que a fiscalização eletrônica preserva vidas e por isso mantivemos esta ação”, complementou Fabrizzio.
Sinalização – Mais de 20.000 m² de faixas foram pintadas e revitalizadas nos principais corredores de tráfego da cidade. Houve ainda a instalação de 300 placas de sinalização de regulamentação ou de advertência, trazendo aos usuários das vias e aos agentes fiscalizadores maior segurança e consequente orientação aos condutores para o trânsito.
Campanhas Educativas - Levar informação sobre as mudanças transitórias e permanentes no tráfego e promover campanhas para conscientizar a população sobre o respeito e condutas corretas no trânsito também têm sido preocupações da Transalvador. Em 2014, foram feitas divulgações especiais sobre as mudanças de trânsito e obras da Barra, as melhoria trânsito do Iguatemi, Tancredo Neves e instalação da passarela da Madeireira Brotas, além de divulgação de alterações a partir do complexo viário de Cajazeiras. As operações Carnaval e Copa do Mundo tiveram também ampla veiculação na mídia local. Sobre o respeito ao ciclista e ao pedestre, foram ainda promovidas as campanhas Salvador Vai de Bike e, a mais recente delas, Pediu pra Parar Parou, com o músico Márcio Victor, para parada dos condutores na faixa de pedestres.