Em clima de mobilização para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Salvador já está em contagem regressiva para a chegada do Revezamento da Tocha no Brasil à cidade, no próximo dia 24 de maio. Para contextualizar os estudantes sobre a importância histórica do evento, a Prefeitura lançou, através do Transforma, o programa de educação do Rio 2016, o Desafio da Trégua Olímpica, que premiará as dez escolas com os maiores “bandeiraços” com uma réplica da Tocha Olímpica. Qualquer escola pública ou privada de ensino fundamental e médio pode participar.

O Desafio da Trégua Olímpica convoca alunas e alunos a construir uma bandeira e criar uma mensagem pela paz, cadastrar seus símbolos no hotsite do certame e iniciar um “bandeiraço” com colegas, amigos e parentes. O Transforma, ao receber as bandeiras de todas as escolas participantes, vai costurar um grande mosaico, que será exposto em pontos turísticos do Rio de Janeiro. A orientação é que independente das posições no ranking dos “bandeiraços”, todos os participantes se apropriem da hashtag #euconstruoapaz.

“É uma oportunidade de inserirmos no universo estudantil os valores Olímpicos e Paralímpicos, fazendo com que os estudantes possam entrar em contato com os Jogos”, observa o secretário Jorge Khoury, gestor do Comitê Municipal Olímpico. A Trégua Olímpica é considerada uma das principais tradições das Olimpíadas desde 776 a.C., pois estabeleciam acordos de paz entre os povos para que todos tivessem o direito de participar dos Jogos, tanto no papel de atleta como de expectador.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização das Nações Unidas Mulheres (ONU) e movimento Todos pela Educação são parceiros do Desafio da Trégua Olímpica, que segue até o dia 24 de junho, último dia para o envio das bandeiras físicas pelas escolas. O resultado com as dez escolas vencedoras do “bandeiraço” será divulgado no dia 20 de julho. Mais informações podem ser acessadas na página do programa, no endereço www.desafiotransforma.com.br.