Uma das cidades-sede dos torneios de futebol da Rio 2016, capital baiana receberá cinco seleções femininas e oito masculinas a partir de 4 de agosto

As seleções femininas da Austrália, Zimbábue, Nova Zelândia, França e China, e masculinas do Brasil, Fiji, Coréia do Sul, México, Alemanha, Japão, Suécia e Dinamarca serão as que disputarão em Salvador o Torneio de Futebol Olímpico da Rio 2016. O sorteio que definiu as partidas ocorreu em cerimônia realizada pelo Comitê Rio 2016, nesta quinta-feira (14), no auditório do Estádio do Maracanã.

A primeira disputa entre os homens será uma rodada dupla, na Arena Fonte Nova, no dia 4 de agosto, quando se enfrentarão Fiji e Coréia do Sul e, em seguida, as seleções do México e Alemanha. A Seleção Brasileira masculina se apresenta no dia 10 de agosto, em jogo contra a Dinamarca. Única Cidade do Futebol no Nordeste, Salvador sediará no total dez partidas da competição, no período de 4 a 13 de agosto, das quais sete serão do torneio masculino e três do feminino.

A Prefeitura foi representada na cerimônia de sorteio dos grupos dos Torneios de Futebol Olímpico pelo gestor do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury, também gestor do Comitê Olímpico Municipal dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “A nossa expectativa é a melhor possível. Já durante a cerimônia do sorteio, que foi precedido pela exibição de imagens das Cidades do Futebol, Salvador foi bastante aplaudida. Temos uma programação especial para recepcionar os visitante”, afirmou.

Khoury completou ainda que o movimento terá início já no dia 24 de maio com o Revezamento da Tocha Olímpica em Salvador. “A cidade está preparada para receber os turistas e confirmar sua posição como um dos principais destinos do país", avaliou. Além de Salvador e Rio de Janeiro, também sediarão partidas do futebol olímpico as cidades de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Manaus.

Coordenado pelo Escritório Salvador Cidade Global, o Comitê Municipal criado para o torneio de futebol Olímpico Rio 2016 agrega diversos órgãos da Prefeitura e atua com Grupos de Trabalho nas áreas de Infraestrutura; Educação e Esporte; Saúde; Meio Ambiente; Sustentabilidade; Acessibilidade; Turismo e Cultura, Proteção às Marcas; Segurança; Mobilidade e Comunicação. Os planos operacionais já estão em fase de ajuste e alinhamento.

Chance do ouro - O Brasil, tanto o masculino quanto o feminino, tem na Rio 2016 a chance de conquistar a primeira medalha de ouro. A seleção brasileira masculina soma cinco medalhas: três de prata (Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012), duas de bronze (Atlanta 1996 e Pequim 2008). A feminina foi prata em Atenas 2004 e Pequim 2008.

Jogos do futebol olímpico em Salvador

1ª FASE

4/8 – MASCULINO